Com a terceira maior nota no Enem, o estudante Guilherme Ishikawa Migueis, 18 anos, de Campo Grande, optou em fazer faculdade distante de sua casa. O jovem fez a matrícula no curso de medicina da Universidade Federal do Paraná, (UFPR), por meio do Sistema de Seleção Unificada) Sisu.
O estudante conta, que escolheu estudar na UFPR porque essa decisão sempre esteve em seus planos, pois estudar longe de casa, envolvem muitas escolhas. Ele diz ainda, que terá que abrir mão do conforto de morar com a família, para aproveitar a oportunidade de estudar em um dos cursos mais conceituados de medicina do país.
Guilherme relata ter ficado preocupado com o resultado do Enem, pois mesmo sabendo que teria uma boa nota, ficou apreensivo em relação à redação.
UFPR ou USP
Além da UFPR, o estudante também aguarda o resultado das provas que fez na Universidade de São Paulo (USP). Migueis disse que se tiver bons resultados nas universidades paulistas, enfrentará um decisão muito difícil.
Rotina de estudos
O bom desempenho que o jovem obteve nos estudos, foi resultado de muito esforço. De acordo com o estudante, a rotina de estudos durou dois anos, além disso, ele estudava durante a semana das 7 às 21 horas, e ainda estudava na escola e fazia cursos paralelos.
Migueis dá conselhos ao alunos que se preparam para o próximo Enem, ele diz que é muito importante que o aluno leia muitos artigos de revistas, com essa rotina, o candidato aprenderá uma nova perspectiva e novos modelos de escrita que farão a diferença na hora da redação.