Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
4 cursos da UEL

Universidades estaduais do Paraná têm 13 cursos com 5 estrelas no Guia Estadão

Redação Bonde com AEN/PR
09 nov 2022 às 11:42
- Geraldo Bubniak/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste) somam 13 cursos classificados com cinco estrelas ou considerados excelentes no Guia da Faculdade 2022. 


A publicação é elaborada todos os anos pelo jornal O Estado de S. Paulo - Estadão. Outros 209 cursos de graduação das estaduais, incluindo as universidades do Centro-Oeste (Unicentro) e do Paraná (Unespar), conquistaram quatro estrelas (muito bom) e 54 receberam três estrelas (bom).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na liderança, a UEM conquistou cinco estrelas nos cursos de Farmácia, Geografia, Matemática, Química e Zootecnia. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Queimada florestal

Monitoramento mostra que 99% dos incêndios no Brasil são por ação humana

Imagem de destaque
Foz do rio Doce

Estudo relaciona deformidades em tartarugas e peixes no ES a rejeitos da tragédia de Mariana

Imagem de destaque
3ª maior causa de mortes

Casos de AVC aumentaram 70% em 30 anos, mostra estudo

Imagem de destaque
Prepare-se!

Primavera terá clima seco até meados de novembro, apontam institutos


A UEL vem na sequência, com as graduações em Agronomia, Ciências Biológicas, Filosofia e Medicina Veterinária. 

Publicidade


Entre os cursos da Unioeste estão Engenharia Agrícola, Pedagogia e Secretariado Executivo Trilíngue. A UEPG finaliza a lista de graduações de excelência das estaduais com o curso de Letras.


A pesquisa avaliou mais de 17 mil graduações de todo o Brasil, entre cursos de bacharelados, licenciaturas e tecnológicos, nas modalidades presenciais e de ensino a distância (EaD), de instituições de ensino superior públicas e privadas, cadastradas no MEC (Ministério da Educação).

Publicidade


Os critérios de avaliação abrangem três aspectos qualitativos: projeto pedagógico, que analisa as características das propostas de ensino dos cursos; corpo docente, que considera o perfil de professores; e infraestrutura, que avalia as condições de materiais e equipamentos utilizados.


O reitor da UEM, professor Leandro Vanalli, ressalta a importância da ciência e a atuação das universidades para o desenvolvimento sustentável. “Essa classificação evidencia a excelência dos nossos no viés do desenvolvimento sustentável, que tem sido foco de muitos projetos das universidades do sistema estadual de ensino superior do Paraná”, afirma.

Publicidade


"É oportuno destacar a atuação de professores e alunos, que se preparam para um mercado cada vez mais dinâmico. Esperamos que essas classificações sejam cada vez mais positivas como fruto do trabalho das universidades estaduais", completa.


PUBLICAÇÃO

Publicidade


O Guia da Faculdade é resultado de uma parceria firmada em 2018 entre o Estadão e a Quero Educação, uma das principais startups brasileiras na área educacional. 


A empresa é responsável pelo processo de avaliação de cursos, incluindo a metodologia aplicada, coleta de informações das instituições de ensino, definição de avaliadores e tabulação de dados. Os resultados são divulgados exclusivamente nas plataformas do jornal O Estado de S. Paulo.


 


 

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade