Em parceria com a multinacional alemã de engenharia e eletrônica Robert Bosch, a PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) está com inscrições abertas para o Programa de Capacitação de Novos Talentos em Desenvolvimento de Software. O curso é gratuito, aberto a estudantes de qualquer área da Universidade e de outras instituições, além de profissionais em geral, desde que tenham conhecimento prévio em programação.
Será ofertada instrução em três tecnologias: Angular, C# e SQL Server. O objetivo do programa, que terá duração de três meses, com início em outubro de 2021, é aprofundar os conhecimentos dos interessados na área de TI (Tecnologia da Informação). Os participantes terão oportunidades de contratação, como programador júnior e pleno, no setor de desenvolvimento de software da Bosch, líder mundial em tecnologia, em Curitiba, PR.
O programa será ministrado por professores da PUCPR, com aulas online ao vivo (síncronas) às sextas-feiras, das 18h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h às 17h. Haverá, ainda, uma série de atividades extras em modo assíncrono durante a semana, com equivalência de 6 horas semanais, aproximadamente.
Leia mais:
Rematrículas para o ano letivo de 2025 começam na segunda; matrículas dia 13
Dino determina que livros com trechos homofóbicos sejam tirados de circulação
Pesquisa mostra católicos abertos a 'mulher padre' e contraceptivos
Escolas procuram soluções para regular o uso de celular pelos alunos
Seleção - “É preciso que o candidato com interesse no programa já tenha um conhecimento anterior em programação, independentemente da linguagem. Haverá um processo seletivo baseado em hackathon que avalia as hard skills e soft skills dos candidatos. Assim, não basta ter apenas uma base técnica”, aponta Vilmar Abreu, professor da Escola Politécnica da PUCPR.
Possuir noções de programação web, orientação a objetos e banco de dados também é considerado um diferencial para a seleção. O processo consiste em uma prova online, na qual o candidato poderá escolher a linguagem de programação desejada, e uma entrevista com profissionais da PUCPR e da Bosch. Serão avaliados os conhecimentos técnicos em lógica de programação e as soft skills dos candidatos. Ao fim, o programa vai selecionar entre 15 e 20 participantes, a depender do número de inscrições.
“Esse programa tem foco profissional, o que significa que os candidatos serão avaliados o tempo todo. Focaremos na prática. Afinal, capacitaremos programadores para o mercado de trabalho”, salienta Abreu.
As vagas serão priorizadas para pessoas com disponibilidade integral de trabalho em horário comercial. As inscrições se encerram no dia 10 de setembro. Ao final do curso, todos os participantes recebem um certificado emitido pela PUCPR. Datas e demais informações importantes podem ser conferidas no edital do programa (acesse aqui). Já as inscrições podem ser feitas neste formulário.