Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Distração durante as aulas

Relatório mostra que uso excessivo de smartphones afeta desempenho de alunos

Carolina Pimentel - Agência Brasil
05 dez 2023 às 09:30

Compartilhar notícia

- Rovena Rosa/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O relatório do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), divulgado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) nesta terça-feira (5), mostra que alunos usuários de smartphones e outros dispositivos digitais de cinco a sete horas por dia tiveram pontuação menor nos testes.


"Na média nos países da OCDE, os estudantes que passam até uma hora por dia na escola em dispositivos digitais para lazer obtiveram 49 pontos a mais em matemática do que os alunos cujo olhos ficavam grudados nas telas entre cinco e sete horas por dia, após levar em conta o perfil socioeconômico dos alunos e das escolas", informa o documento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Aplicado a cada três anos, o Pisa avalia os conhecimentos dos estudantes de 15 anos de idade nas três disciplinas. No total, 690 mil estudantes de 81 países fizeram os testes em 2022. A edição teve como foco o desempenho em matemática.

Leia mais:

Imagem de destaque
Após 3 meses

Resultado final do CNU será divulgado nesta quinta-feira

Imagem de destaque
Terceirização de colégios

Governo do Paraná defende Parceiro da Escola e vai recorrer de suspensão

Imagem de destaque
Incentivo à leitura e à escrita

Alunos das escolas municipais de Londrina trocam cartas poéticas reunidas em livro

Imagem de destaque
Divulgação

Concurso Unificado: sai nesta terça-feira resultado de revisão de notas de títulos


Imagem
MP questiona licitação para compra de garrafas d'água para escolas municipais de Londrina
O MP-PR (Ministério Público do Paraná) enviou um ofício para a Prefeitura de Londrina pedindo informações s


DISTRAÇÃO

Publicidade


Cerca de 65% dos estudantes afirmam que ficaram distraídos nas aulas de matemática por uso de celular ou outros dispositivos digitais.


No Brasil esse percentual chegou a 80% assim como na Argentina, Canadá, Chile, Finlândia, Letônia, Mongólia, Nova Zelândia e no Uruguai.

Publicidade


Outros 59% relatam que a distração foi causada por colegas estarem usando os dispositivos. "Alunos que relatam se distrair com outros alunos usando dispositivos digitais, na maioria, ou em todas as aulas de matemática obtiveram 15 pontos a menos nos testes de matemática do PISA do que aqueles que mal experimentaram essa experiência. Isso representa o equivalente a três quartos do valor de um ano de educação, depois de contabilizados os alunos e o perfil socioeconômico das escolas", aponta o relatório.


Em países como o Japão e a Coreia o nível de distração relatado pelos alunos foi de 18% e 32%, respectivamente. As nações estão entre as melhores colocadas no PISA com pontuações acima da média da OCDE.

Publicidade


Imagem
Concurso Público Unificado será aplicado em 180 cidades em março de 2024
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será aplicado em 180 cidades, conforme lista divulgada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.


DESAFIO


O relatório reconhece que o uso de celular em escolas tem sido um tema controverso e desafiador para os gestores de educação nos país.

Publicidade


A recomendação não é abandonar esses dispositivos no processo de aprendizagem. Mas que as escolas promovam a interação entre a tecnologia e o aprendizado, porém minimizem o tempo de uso para evitar o desvio de atenção.


Nos países da OCDE, 29% dos alunos responderam que utilizam smartphone várias vezes ao dia e 21% usam quase diariamente na escola.


Conforme o relatório, em 13 países, mais de dois terços dos alunos vão a escola onde a entrada e o uso de celular não são permitidos. Nessas nações , identificou-se que o percentual em sala de aula é menor, entretanto os jovens não apresentam uso mais responsável dos aparelhos.


"Parece que as escolas podem proibir os telefones, mas nem sempre é aplicado de forna eficaz. Curiosamente, os alunos em escolas com proibição de telefone em alguns países eram menos propensos a desligar as suas notificações de redes sociais e aplicativos ao dormir. Uma explicação é que a proibição de celulares nas escolas pode fazer com que os alunos sejam menos capazes de adotar um comportamento responsável em relação ao uso do telefone", diz o relatório.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo