Dados obtidos pela reportagem via Lei de Acesso à Informação mostram que há quase 3 mil crianças com até 3 anos de idade na fila de espera por creche período integral em Londrina – são 2.910 crianças aguardando vaga.
A Secretaria Municipal de Educação listou uma série de ações que estão sendo realizadas para reduzir o déficit no atendimento. Apenas no último mês, foram abertas 600 novas vagas de creche, sendo que todas já foram preenchidas.
“Construímos várias creches nos últimos anos e fizemos um chamamento no ano passado para aumentarmos em 400 vagas o atendimento pelas instituições parceiras, que são seis entidades filantrópicas”, afirmou Maria Tereza Paschoal de Moraes, secretária municipal de Educação.
Leia mais:
Secretaria de Educação de Rolândia divulga calendário de rematrículas para rede municipal de ensino
Universidades estaduais terão orçamento recorde em 2025
Mamíferos evoluíram postura ereta tardiamente na sua história
Vaga de residência no país não acompanha aceleração de médicos formados
Além disso, a secretária destacou que a prefeitura está construindo uma creche no Jardim Santo André e ampliando ao menos mais dez salas de aula, para fechar o ano com uma fila de espera menor.
A meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação para 2024 é que Londrina atenda 50% da demanda na faixa etária de 0 a 3 anos.
“Como não é uma idade obrigatória de 0 a 3 anos (só é obrigatória a partir de 4 anos), devemos atender ao menos metade dessas crianças. Londrina está perto dessa meta”, pontuou. As creches da rede municipal atendem hoje 7.087 crianças de 6 meses a 4 anos.
CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA