A Prefeitura de Londrina publicou, na manhã desta quarta-feira (28), edital de concurso público visando o preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva para o cargo de Professor da Educação Básica (PEB 1), na função de Docência, da rede municipal de ensino de Londrina. O documento pode ser conferido na íntegra no site da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos) da UEL (Universidade Estadual de Londrina).
Ao todo, estão abertas 369 vagas de professores municipais. Destas 313 são de ampla concorrência, 37 para afro-brasileiros e 19 para pessoas com deficiência. Para concorrer a uma delas, a pessoa interessada precisa ter, no mínimo, 18 anos de idade e ter concluído o ensino superior em Pedagogia (em licenciatura), ou o Normal Superior ou o Curso de magistério de Nível Médio desde que acompanhado da graduação em Licenciatura plena.
Os candidatos devem se atentar ao prazo de inscrição, que vai de sábado (1º), a partir das 17h, até as 17h do dia 26 de outubro. Somente serão aceitas inscrições pela internet, por meio do site da COPS/UEL, onde terá um link com o formulário a ser preenchido pelo candidato e o documento que gerará a taxa de inscrição, no valor de R$ 70,00. A lista com o nome dos inscritos será publicada em 7 de novembro, no mesmo site.
Leia mais:
UEPG abre inscrições para curso gratuito de Gerontologia em Apucarana
Resultado final do CNU será divulgado nesta quinta-feira
Governo do Paraná defende Parceiro da Escola e vai recorrer de suspensão
Alunos das escolas municipais de Londrina trocam cartas poéticas reunidas em livro
Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, o último concurso público para professor foi aplicado em 2015 e vigorou até 2019. “Agora, temos a abertura deste concurso, que é muito aguardado pela rede municipal de ensino, para suprir as vagas de vacância e as novas que foram criadas para professores de educação básica com jornada de 30 horas semanais. Então, tem bastante expectativa tanto por parte dos candidatos, quanto da Secretaria de Educação e esperamos que tudo transcorra de forma tranquila”, afirmou Moraes.
Para trabalhar em fevereiro
Os professores aprovados no concurso público trabalharão no ensino fundamental e infantil exercendo uma jornada de trabalho de 30 horas semanais. Para isso, eles receberão um salário de R$ 4.691,09, em que estão inclusos o salário básico, complementação salarial, assiduidade, gratificação de magistério e o auxílio alimentação. A estimativa é que, se tudo transcorrer dentro do esperado, eles comecem a trabalhar para a Prefeitura de Londrina a partir de fevereiro de 2023.
Para tanto, os candidatos precisam ser aprovados nas três fases do concurso, que são a prova objetiva, discursiva e de títulos. Todas as fases serão aplicadas em um único dia, que será 27 de novembro, no período da tarde. As provas objetiva e discursiva terão caráter eliminatório e classificatório. Já a prova de títulos será classificatória, sendo que os envelopes lacrados contendo as cópias dos documentos serão recolhidos pelos fiscais de sala, na própria sala em que o candidato estiver realizando a prova objetiva e subjetiva.
O resultado do concurso será publicado no dia 26 de janeiro de 2023, às 17h, no site da COPS/UEL. Os insatisfeitos poderão interpor recurso, sendo que a homologação final do concurso sairá às 17h, do dia 31 de janeiro.
Concurso para educador físico
Além desse certame, a Secretaria Municipal de Recursos Humanos está planejando outro concurso público para o preenchimento de 50 vagas de professor de educação física, cargo criado no final de agosto deste ano, na rede municipal de Educação. A expectativa é que as tratativas iniciem em novembro deste ano, para que os aprovados comecem a trabalhar ainda no primeiro semestre letivo de 2023.
Diferentemente do concurso para professores da educação básica, o processo para educador físico deve ser feito inteiramente pela Prefeitura de Londrina. “Muitas pessoas têm nos perguntado sobre o concurso para professor de educação física. Nesse caso, vale lembrar que não existia o cargo de professor de educação com jornada de 30 horas, e que ele só foi criado no finalzinho do mês de agosto. Sobre isso, queremos tranquilizar os possíveis candidatos e avisar que será em um concurso separado. Logo, vamos divulgar notícias sobre este cargo também”, disse secretária municipal de Recursos Humanos.