A partir de quarta-feira (12), a Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná) inicia o período de pré-matrícula de 312 estudantes inscritos pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), para o preenchimento de vagas em 29 cursos de graduação. O envio da documentação obrigatória para a confirmação da matrícula será entre 17 de maio e 28 de junho. Todo o processo ocorre de forma online, nesse site.
Na UEL (Universidade Estadual de Londrina), o período de matrícula segue até 19 de maio, enquanto a confirmação está sinalizada para o dia 2 de agosto, quando terá início o período letivo de 2021. A instituição disponibilizou, via Sisu, um total de 581 vagas para 47 cursos de graduação. De forma online, o processo é conduzido pela Coordenadoria de Processos Seletivos da UEL, nesse site.
As universidades estaduais do Paraná estão entre as instituições que mais ofertam vagas no Sisu na região Sul do Brasil. Iniciativa do MEC (Ministério da Educação), o sistema seleciona estudantes para cursos de graduação em instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, a partir das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). No Sisu 2021, estão participando os estudantes que fizeram o Enem 2020.
Leia mais:
Publicado até por Ana Maria Braga, vídeo com alunos de Londrina ultrapassa 20 milhões de views
CNU: perícia médica de candidatos com deficiência inicia nesta segunda
Fies vai ter mais de 112 mil novas vagas em 2025, diz governo
Governo autoriza concursos públicos para Enap e Fundação Palmares
"Esse resultado demonstra a força e a capilaridade do sistema estadual de ensino superior paranaense, que constantemente vem se expandindo. Dividindo o protagonismo com as universidades federais, nossas instituições ofertam uma grande quantidade de vagas em diferentes cursos de graduação, que são referência nacional”, destaca o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona.
Além da Uenp, também integram o Sisu a UEL (Universidade Estadual de Londrina), com 581 vagas para 47 cursos; a Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), com 570 vagas para 50 cursos; e a Unespar (Universidade Estadual do Paraná), com 892 vagas para 57 cursos. Juntas, as quatro instituições somam 2.355 vagas para 183 cursos, em 17 cidades de diferentes regiões do Estado, somente nessa modalidade (sem considerar os vestibulares próprios).
Na semana passada, a Unicentro divulgou o edital com o resultado da análise da documentação de matrícula, enviada pelos candidatos selecionados na Chamada Regular (disponível aqui).
Já a Unespar publicou edital convocando candidatos aprovados em terceira chamada. Esse grupo será matriculado até o domingo (9), de forma remota (clique aqui), conforme as demais universidades.
Sisu – Plataforma digital, lançada em 2010 pelo governo federal, utilizada para seleção e ingresso de estudantes no ensino superior (instituições públicas federais e estaduais), em substituição ao vestibular. A inscrição é gratuita e feita totalmente pela Internet.
O Sisu seleciona os candidatos por meio de análise das notas do Enem. No momento da inscrição, o estudante precisa informar o curso, faculdade, unidade, turno e modalidade de concorrência. Na edição de 2021, foram ofertadas um total de 209.190 mil vagas, em 5.685 mil cursos de graduação, de 110 universidades de todo o Brasil.
Metade das vagas é reservada para alunos que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas, contemplando cotas específicas para quem tem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e declaração como pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência.