Três cursos de graduação da UEL (Universidade Estadual de Londrina) tiveram aumento de conceito, atingindo a nota máxima, conceito 5, enquanto outros cinco mantiveram o resultado no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) 2018, divulgado esta semana pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
O resultado demonstrou também que dos 10 cursos avaliados no ano passado, a UEL teve três reduções de notas.
O exame foi realizado em novembro de 2018 com formandos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design de Moda, Design Gráfico, Direito, Jornalismo, Psicologia, Secretariado Executivo, Serviço Social.
Leia mais:
Estudante de ensino superior privado ainda pode se inscrever no Fies até sexta
UEL, UEM, UEPG e Unioeste sobem em ranking continental e reforçam excelência em ensino
Paraná Empreende Mais abre inscrições para curso de tecnologia e inovação em Londrina
UEM tem mais de 33 mil inscritos no Vestibular de Verão e PAS 2024
Do total de graduações avaliadas, a UEL conseguiu conceito 5 em três cursos (Psicologia, Direito e Jornalismo) e nota 4 em cinco cursos (Serviço Social, Design Gráfico, Design de Moda, Ciências Contábeis e Administração). Os demais, Ciências Econômicas e Secretariado Executivo, tiveram conceito 3.
Segundo a Diretora de Avaliação Institucional da Proplan (Pró-reitoria de Planejamento), professora Elisa Emi Tanaka Carloto, o resultado pode ser considerado muito bom porque dos 10 cursos avaliados, oito tiveram notas 4 e 5, demonstrando um alto desempenho. Ela explica que a qualidade das graduações é acompanhada direta e constantemente pela Prograd (Pró-reitoria de Graduação) e pela Proplan, por meio de autoavaliações feitas pelos Colegiados dos Cursos, oficinas e discussões promovidas pela Câmara de Graduação que podem resultar de reformulações curriculares.
Ela cita o caso do curso de Jornalismo que em 2015 implantou nova Matriz Curricular. O resultado do último Enade, em que o curso conquistou nota máxima, representa já a avaliação da primeira turma a partir desta reformulação. Outra boa experiência é do curso de Direito que há 15 anos se mantém com conceito 5. De acordo com a diretora, este resultado reflete a integração das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão junto ao EAAJ (Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos), que proporciona formação e experiência prática.
Histórico
O Enade é um componente curricular obrigatório, necessário para o aluno formando obter o diploma ou qualquer documento de conclusão de curso. O Exame é nacional, realizado periodicamente a cada três anos pelo Governo Federal e avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.
Também são avaliadas as habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e as respectivas competências relativas aos temas exteriores ao âmbito específico da profissão.