Mais de 33 mil pessoas vão concorrer a vagas de graduação na UEM (Universidade Estadual de Maringá) por meio do Vestibular de Verão e do PAS (Processo de Avaliação Seriada) 2024. As inscrições para ambos os processos seletivos terminaram em novembro. São 1,2 mil inscritos a mais em relação ao ano passado. Foram 31.899 candidatos em 2023 e 33.115 neste ano, somadas as duas modalidade.
Os editais com a relação de inscrições homologadas podem ser consultados no site da Comissão de Vestibular Unificado (CVU) ou no App Vestibular UEM.
Leia mais:
Paraná Empreende Mais abre inscrições para curso de tecnologia e inovação em Londrina
Evento voltado para a educação de Londrina destacará os 90 anos do município
Sisu 2025 terá cotas para estudantes de áreas rurais
Evangélicos jogam menos na Mega-Sena, e adesão a bets é igual, mostra Datafolha
A prova do PAS será aplicada neste domingo (1º) em Maringá e em outras dez cidades paranaenses – Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Paranavaí e Umuarama. Já a prova do Vestibular de Verão 2024 será realizada em 12 de janeiro de 2025. No último domingo (24), porém, candidatos ao curso de Música prestaram a prova de habilidades específicas e o resultado da avaliação já está disponível no site da CVU e no App Vestibular UEM.
Somados, os processos seletivos ofertam 1.266 vagas para mais de 70 cursos de graduação presenciais e gratuitos da UEM, distribuídos entre o câmpus-sede, em Maringá, e outros cinco câmpus regionais da instituição: Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama. Os resultados dos processos seletivos serão divulgados em 31 de janeiro.
Ambos os concursos preveem ingresso em 2025, quando o calendário acadêmico da UEM voltará a coincidir com o calendário civil. O próximo ano letivo terá início em março e término em dezembro do ano que vem. Portanto, os aprovados no Vestibular de Verão e no PAS 2024 ingressarão na Universidade com o calendário já ajustado, o que não ocorria há seis anos.
Outra novidade é que tanto Vestibular de Verão quanto PAS ofertam vagas para cinco novos cursos de graduação da UEM – Engenharia Têxtil e Serviço Social, no câmpus de Maringá; e Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Computação e Tecnologia em Gastronomia, no CAU (Câmpus Regional de Umuarama). Recém-aprovadas, as novas graduações receberão estudantes pela primeira vez.
Além disso, cursos já ofertados pela instituição serão desenvolvidos em novos turnos. É o caso da graduação em Música, no câmpus Maringá, que terá aulas em período matutino. Já os cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia de Alimentos, ambas do CAU, em Umuarama, passarão a ser ofertados no período noturno.
Dados
Ao todo, 9.189 candidatos se inscreveram no Vestibular de Verão 2024 - um aumento de 4,4% em relação aos 8,7 mil inscritos do ano passado. O processo seletivo oferta 892 vagas de graduação, sendo 489 para ampla concorrência e 403 destinadas às cotas sociais, para negros e para PcDs (Pessoas com Deficiência).
A maior parte dos candidatos vem do Paraná: 85,7%. O estado de São Paulo é representado por 9,4% dos inscritos, seguido por Mato Grosso do Sul (1,8%), Santa Catarina (1%) e Mato Grosso (0,5%). Os outros 1,5% são oriundos de demais estados brasileiros.
Para o vestibular, seguem válidas as mudanças promovidas pela CVU no ano passado. A principal delas foi a eliminação da prova de conhecimentos específicos, para que cada candidato possa se inscrever em até três opções de cursos diferentes . As graduações escolhidas não precisam ser de uma mesma área.
O curso de Medicina foi o mais procurado como primeira opção dos candidatos ao vestibular, com 608,6 candidatos para cada vaga na graduação. Entre os cursos mais concorridos, também destacam-se Odontologia (67,75 candidatos por vaga), Ciência da Computação (51,5), Direito Noturno (50,45) e Psicologia (50,45). É possível consultar a relação candidato/vaga de todos os cursos no Vestibular de Verão 2024 , ou por meio do site da CVU e do App Vestibular da UEM.
Já o PAS 2024 somou, ao todo, 23.926 inscrições, ou seja, 824 a mais do que em 2023. O predomínio também é de estudantes paranaenses, que representam 84,3% dos candidatos. Ainda há inscritos de São Paulo (12,4%), Mato Grosso do Sul (2,5%), Mato Grosso (0,3%) e Santa Catarina (0,2%), entre outros estados brasileiros (0,2%).
Participam do PAS estudantes de ensino médio de escolas públicas ou privadas cadastradas junto à UEM. A avaliação ocorre de forma seriada: ao final de cada ano do ensino médio, os estudantes realizam uma prova que contempla conteúdos específicos da série em que estão matriculados. O desempenho obtido em cada prova é acumulado e determina o escore final do estudante no processo.
Neste ano, os 3,2 mil inscritos na terceira etapa do PAS concorrem a 374 oportunidades de ingresso na UEM. São 209 para ampla concorrência e 165 via política de cotas. Novamente, Medicina aparece como o curso mais concorrido, com 159,5 candidatos por vaga na modalidade universal. Biomedicina (63), Ciência da Computação (62), Psicologia (58) e Enfermagem (48) também estão entre as graduações mais procuradas pelos candidatos.
Leia também: