Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Dia Mundial da Fotografia

Fotógrafo retrata cotidiano das mulheres do Quilombo Kaonge

Agência Educa Mais Brasil
19 ago 2019 às 17:56
- Dione Tonheiro
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A fotografia, cujo dia é comemorado nesta segunda-feira (19), consegue, a partir do olhar minucioso do fotógrafo, emocionar e provocar reflexões. E foi buscando reproduzir essa experiência que o fotógrafo baiano Gilucci Augusto quis passar produzindo sua dissertação de mestrado intitulada 'A poética da imagem fotográfica a partir do imaginário das mulheres do Quilombo Kaonge'.

No trabalho, Gilucci conta uma parte da história, da cultura e do cotidiano do Quilombo Kaonge, localizado em Cachoeira, Bahia. Através dos registros fotográficos, Gilucci retrata a história da matriarca do quilombo, Juvani Viana, que também é Ialorixá do terreiro de Umbanda '21 Aldeia de Mar e Terra', e de toda família, além de indagar sobre como elas se percebem nas fotografias produzidas por ele.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As fotografias produzidas têm um caráter documental etnográfico. "Tento compreender essas narrativas da mãe, da matriarca, das mulheres, seguindo o poético. E também como elas se vêem na fotografia", conta. Gilucci completa que, no caso no quilombo, as mulheres se sentem representadas. "Elas compreendem o cotidiano delas: catando caranguejo, cozinhando, amassando folhas para preparar o peixe, os rituais da religião, trabalhando. São imagens de afirmação da identidade delas, de mulher negra, quilombola e do todo o legado ancestral afrobrasileiro".

Leia mais:

Imagem de destaque
Queimada florestal

Monitoramento mostra que 99% dos incêndios no Brasil são por ação humana

Imagem de destaque
Foz do rio Doce

Estudo relaciona deformidades em tartarugas e peixes no ES a rejeitos da tragédia de Mariana

Imagem de destaque
Prepare-se!

Primavera terá clima seco até meados de novembro, apontam institutos

Imagem de destaque
42 inscritos a menos

Vestibular da UEL mantém média e registra 16.338 inscritos


Gilucci Augusto
Gilucci Augusto


Gilucci Augusto
Gilucci Augusto


Para Rosane Viana Jovelino, administradora ativista Quilombola, membro do Conselho Quilombola da Bacia e Vale do Iguape e do Núcleo Produtivo de Ostra, a proposta de Gilucci para a pesquisa de mestrado foi muito importante. "Percebi que poderia ser uma oportunidade excelente e positiva de valorizar a nossa cultura, raça e identidade, enquanto mulher negra e quilombola. Inclusive de quebrar esse estereótipo imposto pela nossa sociedade e também o quanto poderia desconstruir essa posição de inferioridade que é conferida à população negra, a mulher negra de um modo geral".


A ativista conta que a foto tem esse poder de revelar a força da mulher negra, dos saberes que movimentam o dia a dia da comunidade e da ancestralidade que marcou a história fortemente. "Foi algo que mexeu muito comigo porque a gente vive um processo de muita luta contra o racismo que nos coloca na marginalidade e, portanto, impede de exercer os nossos direitos, além de também nos impedir de estar em um espaço de igual para igual. Então, a gente luta pelo direito à igualdade", conta a filha da matriarca e Ialorixá, Juvani Viana.

Para mais informações, acesse o site do Educa Mais Brasil.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade