As mensalidades da faculdade são um dos principais empecilhos apontados pelos estudantes na hora de ingressar no ensino superior. A situação é ainda mais evidente nos cursos mais procurados, como Direito e Medicina, com parcelas mensais que podem levar muitos alunos a desistirem do sonho da graduação. Apesar de parecer impossível, há alternativas que auxiliam os candidatos na hora de pagar as mensalidades sem desestruturar as finanças. Confira abaixo as alternativas para pagar a faculdade sem ter dinheiro:
Prouni
O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Governo Federal com o intuito de facilitar o acesso ao ensino superior. São disponibilizadas bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em faculdades particulares. A inscrição acontece semestralmente pelo site oficial do Prouni. Para concorrer às bolsas, o estudante precisa ter obtido nota mínima de 450 ponto na prova do Enem e não ter zerado a redação. Além disso, é necessário ter cursado o ensino médio em escolas da rede pública e possuir uma renda familiar de até três salários mínimos.
Fies
O Fies é um financiamento estudantil criado pelo Governo Federal. O programa funciona como um crédito educativo, já que oferece a oportunidade de o estudante custear as mensalidades do curso e pagar o auxílio oferecido apenas ao finalizar a graduação. O Exame Nacional do Ensino Médio é um requisito fundamental para quem deseja participar do Fies. Interessados devem ter realizado a prova do Enem e obtido pontuação mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação. Estudantes com bolsas parciais do Prouni também podem aderir ao financiamento. As inscrições são abertas em todo início de semestre letivo no site do Fies.
Leia mais:
Escola municipal de Londrina faz mostra de pesquisas científicas de alunos neste sábado
Escola municipal de Cambé terá videomonitoramento e reconhecimento facial
Universidade de Maringá lidera ranking de produção científica feminina no Brasil
Candidato será avisado por e-mail sobre sua situação no CNU
Educa Mais Brasil
Ao contrário das alternativas anteriores, as bolsas de estudos do Educa Mais Brasil não exigem comprovação de renda. O programa de inclusão educacional dispõe de oportunidades para a graduação, pós-graduação e cursos técnicos, além da educação básica e de outras modalidades de ensino.
O Educa Mais é parceiro das melhores faculdades do Brasil e facilita o acesso de milhares de jovens ao ensino superior. As inscrições são realizadas gratuitamente no site do Educa desenvolvido em parceria com o Bonde. O estudante informa o curso e a cidade para ter acesso a uma lista das instituições com bolsas disponíveis. Após escolher o melhor desconto, basta clicar em ‘Quero esta Bolsa’ e realizar a pré-matrícula.