O modelo da educação no Brasil tem apresentado diferentes métodos de ensino, nos últimos anos. Além das aulas de modelo considerados tradicionais, há opções de métodos de ensino que prezam pela criatividade e liberdade do aluno em formação. Contudo, a escolha da melhor opção varia de acordo com as preferências da família e, sobretudo, com o perfil do estudante.
Ao matricular os filhos em uma nova escola de educação básica é preciso conhecer como os métodos adotados pela instituição são aplicados na prática e, ao longo do ano letivo, entender os objetivos das atividades propostas para apoiar a formação do aluno.
Quais são as principais linhas pedagógicas seguidas no Brasil?
Leia mais:
Lula alerta para horários do Enem e diz que 'não dá para brincar'
Rematrículas para o ano letivo de 2025 começam na segunda; matrículas dia 13
Dino determina que livros com trechos homofóbicos sejam tirados de circulação
Pesquisa mostra católicos abertos a 'mulher padre' e contraceptivos
Escola Tradicional
Nesse modelo de ensino, o professor é o sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, repassando seu conhecimento aos alunos, normalmente por meio de aula teórica.
Escola Construtivista
Aqui, o aluno é o sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem e o professor atua como um agente facilitador que orienta o estudante a buscar e gerar seus próprios conhecimentos.
Escola Sociointeracionista
Essa linha de educação considera que a aprendizagem dá-se a partir da interação do sujeito e a sociedade ao seu redor, ou seja, vincula o desenvolvimento humano ao contexto cultural no qual o indivíduo se insere e à influência que o ambiente exerce sobre a formação psicológica do homem.
Escola Montessoriana
Esse método é aplicado, normalmente, no ensino infantil e fundamental. O modelo preza pela liberdade e criatividade do aluno, oferecendo salas equipadas com diversos materiais e atividades lúdicas para que os alunos possam escolher o que irão fazer a cada dia.
Escola Waldorf
Nesse modelo, os alunos são agrupados por idades e não, necessariamente, por séries. Três aspectos são colocados em foco: o desenvolvimento corporal, anímico e espiritual. Para desenvolver esses aspectos, os alunos contam com um professor de classe que os acompanham durante todo um ciclo, além de aulas com outros professores para cobrir outras partes do currículo.
Para informações sobre bolsas de estudos para a educação infantil, acesse o site do Educa Mais Brasil.