Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Após novo prazo

Enem 2021: mais de 280 mil candidatos conseguem isenção da taxa de inscrição

Redação Bonde com Agência Educa Mais Brasil
28 set 2021 às 16:22

Compartilhar notícia

- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Após a reabertura das inscrições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 para os participantes com direito à isenção da taxa de R$85, mas que faltaram à edição passada por receio de pegar Covid-19, o número de participantes aumentou 9% (280.145 estudantes a mais), conforme registrou o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo exame. 


Com a medida, mais de 1,4 milhão de gratuidades foram concedidas isentando o pagamento da taxa de inscrição.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O período de inscrições para o Enem 2021 foi reaberto em 14 de setembro, após o STF (Supremo Tribunal Federal) determinar o direito da gratuidade ao estudante que não fez o Enem mais recente por medo de se contaminar na pandemia. Para esse público, em cumprimento à decisão do STF, as inscrições puderam ser feitas até 26 de setembro.

Leia mais:

Imagem de destaque
R$ 3,6 bilhões

Universidades estaduais terão orçamento recorde em 2025

Imagem de destaque
Estudo

Mamíferos evoluíram postura ereta tardiamente na sua história

Imagem de destaque
Faltam vagas

Vaga de residência no país não acompanha aceleração de médicos formados

Imagem de destaque
Saiba mais

Exposição a calor extremo de menores de 1 ano aumentou 250% no Brasil de 2014 a 2023


Conforme o cronograma do Enem 2021, os participantes que se inscreveram nesse último prazo vão fazer a prova nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, mesmos dias em que as provas serão aplicadas para o Enem PPL (adultos privados de liberdade e jovens cumprindo medida socioeducativa que inclui privação de liberdade). 

Publicidade


Para os demais participantes, aqueles inscritos desde junho e julho, e que já tiveram a inscrição confirmada, a realização das provas está mantida para os dias 21 e 28 de novembro de 2021.


"A medida cautelar deferida por esta Corte teve por escopo garantir que todos aqueles que, isentos da taxa de inscrição do Enem 2020 e que não compareceram às respectivas provas, tivessem possibilidade de obter a isenção no Enem 2021, sem necessidade de comprovar ausência no exame anterior", justificou o ministro do STF Dias Toffoli.


Em nota, o Inep afirmou que “reforça que seu objetivo principal, neste momento, é minimizar os impactos aos participantes quanto aos calendários do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do ProUni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), políticas públicas educacionais que dependem dos resultados do Enem”.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo