O programa Capes/Fulbright de Doutorado Pleno vai ofertar até 10 bolsas de estudo para estudantes de pós-graduação brasileiros que queiram realizar suas pesquisas nos Estados Unidos. Poderão participar pesquisadores das áreas de Stem (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), Saúde e Ciências da Vida. O edital do programa foi lançado nesta semana, no DOU (Diário Oficial da União).
A chamada para os participantes ocorrerá em duas etapas. As bolsas que estão sendo disponibilizadas terão duração de até seis anos e serão financiadas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), pela Fulbright e por universidades americanas. Cada bolsista deste programa será apoiado financeiramente com o valor anual de até US$ 55 mil.
Além de ampliar o acesso de pesquisadores brasileiros a universidades de excelência dos Estados Unidos, o Capes/Fulbright incentiva a formação de líderes que possam contribuir para a pesquisa brasileira e mundial, bem como fortalecer as áreas de conhecimento que estão em consolidação no país, possibilitando assim, a ampliação do nível de colaboração e de publicações conjuntas entre pesquisadores do Brasil e de outros países ao redor do mundo.
Benedito Aguiar, presidente da Capes, explica que o Programa forma profissionais de alto nível nos EUA "como alternativa complementar às ofertas da pós-graduação brasileira, para candidatos com excelente desempenho acadêmico”. Além disso, as ofertas são uma opção para projetos que não possam ser realizados total ou parcialmente no Brasil.
Cronograma - As inscrições (clique aqui para se inscrever) para a primeira chamada podem ser feitas até o dia 17 de maio e os resultados preliminares serão divulgados até 02 de julho. Em outubro começa o processo seletivo das universidades americanas, cujo resultado será anunciado até 15 de abril de 2022. As atividades dos bolsistas devem se iniciar entre agosto e dezembro de 2022.
* Com informações do Ministério da Educação