Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Confira a programação!

Ciclo de palestras do CCH da UEL discute bilinguismo e ensino bilíngue

Redação Bonde com Agência UEL
25 mai 2021 às 15:36

Compartilhar notícia

- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O termo "bilíngue” já se tornou praticamente obrigatório no Brasil. Utilizam-se dele escolas que, para aproximar-se das demandas da sociedade e do mercado, aumentam a carga horária do ensino de inglês. Por isso, dizem-se "bilíngues”. Isso vai na contramão de uma concepção inclusiva, que trate o ensino bilíngue em outras línguas. Ao contrário, discute-se somente as "línguas de prestígio” – inglês ou francês, por exemplo.


Essa é a avaliação da professora Juliana Reichert Assunção Tonelli, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, do CCH (Centro de Letras e Ciências Humanas) da UEL (Universidade Estadual de Londrina), e do Curso de Inglês. Ela é coordenadora do Ciclo de Palestras Bilinguismo e Ensino Bilíngue, realizado em parceria com a Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) e por meio do grupo Felice (Formação de Professores e Ensino de Línguas para Crianças). A vice-líder do grupo, também da coordenação, é a professora Claudia Jotto Kawachi Furlan, da Ufes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com cinco encontros, o ciclo debate outros elementos importantes para a ideia do "bilinguismo”, além do simples ensino de uma língua estrangeira canônica. "Não é só inglês-português. Por isso, o ciclo traz debates sobre outros sujeitos e outras demandas, como os surdos e os indígenas. O surdo tem autonomia, fala pela língua de sinais. O indígena tem o seu idioma próprio também. Quando se fala em bilinguismo, geralmente não se discute isso”.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em frente ao Ouro Verde

FOLHA e UEL promovem Vestibafest para divulgar lista de aprovados

Imagem de destaque
Viralizou

Publicado até por Ana Maria Braga, vídeo com alunos de Londrina ultrapassa 20 milhões de views

Imagem de destaque
Avaliação biopsicossocial

CNU: perícia médica de candidatos com deficiência inicia nesta segunda

Imagem de destaque
67 mil no primeiro semestre

Fies vai ter mais de 112 mil novas vagas em 2025, diz governo


Quando se pensa em educação bilíngue, deve-se considerar, segundo a coordenadora do Ciclo, não só as "línguas de prestígio” mundial. No caso das escolas de fronteira, o fato de não serem instituições "da elite”, segundo a professora, não incorpora os estudantes e essas instituições nessa discussão. "O aluno da fronteira estuda em espanhol, guarani, português? Não é somente uma relação de ensino em um ‘idioma de prestígio’. É necessário mudar as relações de poder hierárquicas da língua”, explica.

Publicidade


Programação - O primeiro encontro tratou dos principais conceitos de educação bilíngue e bilinguismo. No segundo, no próximo dia 27 de maio, às 19 horas, com o tema "Ser, existir bilíngue, uma questão identitária: espaço, tempo e poder”, discute-se a identidade do bilíngue. Já o debate do dia 29, às 9h30, estabelece relações entre os processamentos de linguagem e cognição, por meio da palestra "Entendendo as consequências do bilinguismo para o processamento da linguagem e cognição”.


Em 16 de junho, às 19h30, o ciclo prossegue com a palestra "Bilinguismo, Línguas Indígenas, Educação e Políticas Linguísticas”, dos professores Marcelo Silveira e Maria José Guerra de Figueiredo Garcia, da UEL. O fim do ciclo será dia 26, às 9h30, com a palestra "Bilinguismo no ensino e aprendizagem no século 21”


Felice - Grupo associado ao Diretório de Grupo de Pesquisa do CNPq, o Felice é composto por cerca de 25 integrantes, entre professores coordenadores (Juliana e Cláudia) e estudantes de todos os níveis, da pós-graduação (doutorado, mestrado e especialização) e graduação. Compõe o grupo membros da UEL, Ufes, UNB (Universidade Federal de Brasília) e UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Bahiano).

O Ciclo de Palestras também faz parte das atividades do Projeto de Extensão "Educação Docente para Contextos de Ensino Bilíngue e Multilíngue”. O ciclo será transmitido no canal do Felice no YouTube.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo