O hino da atlética de medicina da Unisa (Universidade Santo Amaro), cujos alunos praticaram ato obsceno durante uma competição esportiva, fala em "enfiar o dedo" na vagina -chamada na letra de xavasca- para "arreganhar". Há ainda outras referências sexuais.
A letra é entoada em competições e eventos festivos. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra alunos e alunas cantando o hino durante uma cerimônia de colação de grau. Não há informações sobre a data em que o vídeo foi gravado.
"Xá! Vasca!
Leia mais:
CNU: sai nesta segunda-feira convocação de candidatos negros
Contestado estudo que popularizou hidroxicloroquina contra Covid é 'despublicado'
CNU divulga revisão das notas da prova discursiva e redação; saiba como consultar
Em Londrina, professores da rede municipal lançam livro sobre educação patrimonial nesta quinta
Xá! Vasca!
Xavasqui! Xavascá! Xavasqui e acolá!
Enfia o dedo nela que ela vai arreganhar!
O quê? Arre-ga-nhar!
Na rima do pudendo [vulva]
Eu entrei mordendo!
É a Med Santo Amaro que está te fodendo!
Medicina! Santo Amaro! Ô!"
ALUNOS FORAM EXPULSOS
O vídeo que mostra estudantes do curso de medicina da Unisa correndo nus e com a mão nos pênis viralizou no último fim de semana. O episódio teria acontecido em abril deste ano, em São Carlos, no interior de São Paulo, em uma competição chamada Calomed.
Os alunos estariam assistindo a um jogo de uma equipe feminina da universidade contra o Centro Universitário São Camilo quando tiraram a roupa.
Após a repercussão, a Unisa expulsou estudantes envolvidos -ao menos seis foram expulsos- e, em nota, repudiou os atos. Já o MEC (Ministério da Educação) pediu esclarecimentos à universidade.
A Polícia Civil investiga o caso.
Nesta quarta (20), o CFM (Conselho Federal de Medicina) anunciou a intenção de criar um grupo de trabalho com o MEC (Ministério da Educação) e universidades para definir ações que fortaleçam o ensino da medicina no país.