Aventura em meio à natureza sempre pode ser divertido para toda a família. Aproveitar as férias de julho para essa experiência é uma forma de fugir do convencional. Para que a viagem seja agradável, contudo, são necessárias algumas medidas.
O ponto inicial é se planejar e fazer pesquisas na internet ou entre amigos. Para as crianças pode ser necessário optar por um camping, já com estruturas fixas como estacionamento e até mesmo cozinha. Os pais devem avaliar o que é melhor para os filhos, sobretudo para um contato inicial com essa atividade.
Na mala, os viajantes não podem se esquecer de levar roupas mais leves, caso o tempo esteja mais quente, mas também se prevenir com vestimentas capazes de mantê-los aquecidos. Mesmo em cidades mais quentes, durante a noite o tempo pode ser mais frio em meio à natureza. Na bolsa, também monte um kit básico de primeiros socorros, com remédios para febre e enjoo, curativos, esparadrapos, repelente, pomadas para picadas de mosquito e protetor solar.
A lanterna é item fundamental para promover a circulação quando já estiver de noite e você precisar sair da barraca por algum motivo. Mas atenção: leve pilhas de qualidade para o tempo necessário que for ficar no camping. Apesar de ser um alerta básico, nem sempre os pais se lembram desse detalhe, em vista da quantidade de elementos para se programar.
Não se esqueça também de outros itens indispensáveis para o acampamento: barraca, saco de dormir, colchão inflável, cobertas, travesseiros, capa de chuva, toalhas e ferramentas como tesoura e faca para emergências. Mesmo que o camping tenha um banheiro, também é recomendado levar lenços e papel higiênico, além de outros itens de limpeza e higiene pessoal.
Se houver cozinha com panelas, fogão e talheres, não há com o que se preocupar. Caso contrário, você precisará levar fogareiro e caixa térmica, por exemplo. Também opte por refeições mais práticas e fáceis, como macarrão, frutas e biscoitos.