Em vários municípios a volta às aulas permanece no modelo de ensino remoto para os estudantes se protegerem da contaminação pelo Sars-Cov-2. Marli Fernandes, secretária municipal de Educação de Apucarana (Centro-Norte), explicou que as aulas começaram dia 18 e até o dia 15 de março será realizada uma avaliação diagnóstica, por meio da reunião de pequenos grupos de alunos.
Segundo ela, 76% dos alunos realizaram atividades normalmente na plataforma do Google Classroom. "Os demais acessaram aulas descritas ou atividades impressas. O aproveitamento na aprendizagem foi muito bom, todos tiveram avaliação boa.” Cerca de 90% possuem acesso à internet, mas por meio de um único celular, impossibilitando o acesso normal às aulas remotas. "Para incluir todos os alunos no processo oferecemos atividades impressas.”
De acordo com a secretária, Apucarana está com 12,5 mil alunos na educação infantil e ensino fundamental dos anos iniciais.
ROLÂNDIA
A secretária municipal de Educação de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina), Leise Márcia de Moraes Camargo, informou que as aulas na rede municipal começaram no dia 10 de fevereiro e o roteiro das atividades é enviado por meio de grupos de WhatsApp. "Fizemos uma pesquisa com pais e os números não estão fechados, mas pela estimativa que estamos acompanhando, de 80% a 85% acessa o conteúdo via celular”, apontou.
"Estamos nos organizando e convocando os alunos para fazer uma avaliação diagnóstica com autorização dos pais para avaliar a quantas anda a aprendizagem. Primeiramente aplicamos aulas de reforço como medida emergencial. Medida que ainda não é ainda o ensino híbrido. Sabemos que o ensino remoto não tem a qualidade do ensino presencial e o maior desafio é recuperar esse fator pedagógico”, pontuou.
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