Na próxima segunda-feira (16), alunos do 2º e 3º anos retornam às aulas presenciais na Rede Municipal de Educação. As atividades presenciais envolvem 50% das turmas, pois foi adotado o formato híbrido e escalonado, ou seja, alternando metade de cada sala entre ensino remoto e presencial. O retorno é facultativo.
Retornam presencialmente, na próxima semana, em torno de 5 mil alunos de 2º e 3º anos, com idade entre 7 e 9 anos. Eles se somarão aos outros 5 mil alunos do 4º e 5º anos e da EJA (Educação de Jovens e Adultos) que frequentam as aulas presencialmente, desde o dia 2 de agosto. No dia 23 de agosto está previsto o retorno de 7,5 mil estudantes do P4 (infantil), P5 e 1º ano e, no dia 30, mais 7 mil crianças de 0 a 3 anos, sendo 3,5 mil em cada período. A expectativa da Secretaria Municipal de Educação é que todos os alunos, de todos os anos regulares, estejam estudando em formato híbrido até o final de agosto.
Para o retorno presencial, foi estabelecido um Plano de Biossegurança que deve ser seguido por todas as escolas da rede. Cada unidade definiu seu próprio planejamento, contendo diretrizes gerais e outras personalizadas, conforme a realidade e estrutura de cada local, em consonância com os protocolos de funcionamento estabelecidos pelas secretarias municipais de Educação e de Saúde. O documento define medidas de segurança, sanitárias e de organização interna para garantir um retorno mais seguro.
Leia mais:
UEL tem aumento no índice de abstenções no vestibular
Provas do concurso da Sanepar serão aplicadas em nove cidades do Paraná neste domingo
Vestibular da UEL altera trânsito e transporte coletivo no domingo e na segunda em Londrina
Inep divulga gabarito oficial do Enem
O prefeito Marcelo Belinati fez um balanço da retomada das atividades presenciais, que aconteceu nas duas últimas semanas. "Estamos fazendo tudo com muita cautela e segurança, sempre avaliando os números da pandemia, que têm apresentado queda, devido ao avanço da vacinação contra a Covid-19 em Londrina, procurando buscar os caminhos para que possamos proteger a comunidade escolar, os professores, funcionários, as crianças e suas famílias”, destacou.
A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, ressaltou que a Prefeitura está recomeçando o ensino presencial com muita cautela e atenção. Segundo ela, todas as medidas de prevenção à transmissão da Covid-19 estão sendo seguidas pelas unidades de ensino. A Secretaria de Educação distribuiu cinco máscaras para cada criança acima de três anos de idade, totalizando quase 200 mil peças. Também está garantindo o distanciamento social e disponibilizando álcool gel nas unidades e oferecendo a merenda de forma individualizada.
Os alunos que permanecem estudando em casa recebem um programa de estudos, para que possam realizar suas atividades individualmente. Além disso, todas as crianças são acompanhadas por um professor, remotamente, que está disponível para atendê-las por meio de ferramentas como o Google Classroom ou WhatsApp.