Ensino

UFSCar oferece curso de especialização a distância em envelhecimento

25 jan 2017 às 10:30

O curso de especialização em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lança em 2017 sua versão a distância em conjunto com a Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) da UFSCar. As inscrições podem ser feitas até 3 de fevereiro.

O objetivo é oferecer subsídios teóricos e práticos e condições necessárias para atuação profissional no âmbito da revitalização e reabilitação de indivíduos com idade superior a 60 anos. Para tanto, serão abordadas as características fisiológicas do envelhecimento e seus aspectos contemporâneos, as principais doenças que prejudicam a saúde dos idosos e normas para avaliação e prescrição de intervenções revitalizadoras e reabilitadoras, bem como as condições sociais de assistência em saúde, assistência integral e multidisciplinar.


O curso, sob a coordenação do professor José Rubens Rebelatto, tem como público-alvo graduados em Fisioterapia, Educação Física, Gerontologia, Terapia Ocupacional e Enfermagem.


Todos os alunos deverão ter experiência mínima para uso de computador e ter acesso à internet, além de disponibilidade de 6 a 10 horas semanais para dedicação à especialização. O curso prevê a realização de atividades presenciais no Campus São Carlos da UFSCar e atividades a distância no ambiente virtual Moodle.


Ao todo, são 11 módulos temáticos e um conjunto de 31 disciplinas. Dessas, três constituem temas transversais, os quais serão abordados ao longo das demais disciplinas do curso. Todas as disciplinas contarão com material didático, pelo menos uma webconferência realizada pelo professor responsável, atividades individuais ou em grupo e canais de comunicação entre professor, tutor e estudantes.


As matrículas acontecem de 4 a 20 de fevereiro e as atividades têm início no dia 7 de março, com término previsto para agosto de 2018.

Mais informações como processo seletivo, inscrições, avaliação, custos e disciplinas podem ser encontradas no site www.portaldoidosoativo.ufscar.br.


Continue lendo