A Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Arapongas emitiu, nesta sexta-feira (31) recomendação administrativa à prefeitura para que as aulas sejam mantidas em duas escolas rurais, localizadas na Gleba Orle. A intenção de fechar as unidades educacionais foi confirmada pela Secretaria Municipal de Educação, em reuniões do Conselho Municipal de Educação.
Após o anúncio do encerramento das atividades dos dois colégios, a comunidade se organizou e fez um abaixo-assinado contra a medida, que foi entregue ao Ministério Público.
Os pais argumentam que a escola urbana mais próxima das duas unidades fica a 30 quilômetros de distância, de modo que os alunos teriam que percorrer aproximadamente 660 quilômetros por mês. Além disso, as estradas rurais, todas de terra, não oferecem condições para a circulação de ônibus, especialmente em dias de chuva, o que resultaria em faltas sucessivas às aulas. Além disso, o município não dispõe de transporte escolar seguro para levar as crianças a outras escolas.
Leia mais:
Lula sanciona novo ensino médio, mas veta mudança no Enem
Base curricular deve ajudar a recuperar atrasos na aprendizagem
Dia do Estudante: como escolher uma profissão?
Censo escolar revela que 10% dos alunos não concluem a alfabetização
O MP fixou prazo de 24 horas para que o município se manifeste. Caso a resposta seja negativa, a Promotoria afirmou que vai tomar as medidas cabíveis.