O ano de 2014 traz benefícios a educação municipal de Londrina. De acordo Janet Thomas, Secretária de Educação, foram abertas mais 436 vagas para o ensino infantil. Entre as escolas beneficiadas, a escola Pró Infância, localizada no Parque das Indústrias, apresenta o maior número de vagas, ofertando 144 lugares.
Em relação aos anos anteriores, este ano os pais não encontrarão problemas com vagas. Segundo a secretária, o intuito desde de julho de 2013, era atenuar estes problemas de vagas. E realmente as mudanças aconteceram, não faltará vagas em 2014.
Janet também ressalta que haverá redistribuição de professores da rede, para suprir a escassez de profissionais nas unidades. Desta forma, todos os estabelecimentos de ensino ficaram com os padrões básicos de qualidade que os alunos precisam.
Para a secretária, essa nova medida vai beneficiar alunos de periferias e dos distritos, que sempre foram prejudicados com o antigo sistema.
Licença maternidade
A rede municipal é composta por 4300 professores, sendo a maioria mulheres. Por isso, quando houver professoras prestes a saírem de licença, serão contratados professores auxiliares.
Projetos Pedagógicos
De acordo com Janet, este ano, os projetos pedagógicos terão um aumento significativo, buscando aumentar o conhecimento dos alunos. Ela ainda diz, que 2013 houve um crescimento de 17% no número de projetos em inglês, música, entre outros, mas este ano a intenção é aumentar essa porcentagem.
Reforço antecipado
Os contra-turnos também apresentam mudanças. Diferente dos anos anteriores, em 2014 os reforços começam a partir do primeiro ano, diminuindo as dificuldades das crianças.
A merenda escolar
Em 2014, a meta é dobrar o investimento na agricultura para garantir uma merenda de qualidade e priorizar os pequeno agricultores de Londrina.