O Brasil apresenta em 2014, o ano da Copa do Mundo, e para entrar no clima e desenvolver a educação, neste ano, o futebol irá se tornar ferramenta de aprendizado nas salas de aula do País.
As redes municipais de educação das cidades-sede do torneio, incluíram o esporte na grade curricular das escolas, pois pretendem realizar dois grandes projetos com a parceria da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).
Em agosto, foi implementado em Curitiba, o projeto "Fifa 11 pela Saúde". Outras 11 cidades-sede, também foram incluídas no projeto. Ao total, 32 professores de 15 escolas, receberam um treinamento de cinco dias sobre como usar o futebol na sala de aula, com o objetivo de ensinar saúde e bem-estar às crianças.
O programa terá inicio nas escolas, a partir do dia 17, onde as redes de ensino receberão coletes, cones e cartões de atividades. Além disso, os alunos vão ouvir 11 mensagens gravadas de jogadores de futebol, como Lionel Messi, Neymar, Cristiano Ronaldo e Marta.
De acordo com o coordenador operacional do projeto no País, Diogo Netto, a intenção, é de que em 2015, esse projeto se torne fixo nas escolas do Brasil.
Redação
Além das atividades dentro e fora da sala de aula, os alunos também irão participar de uma competição de redação, entre estudantes de 12 a 14 anos de todos os países que fazem parte do projeto. Os vencedores farão uma viagem para o Rio em abril.
Segundo a coordenadora de cooperação técnica da OEI, Cláudia Baena, o projeto tem parceria do MEC e da SDH. Ela conta ainda, que foram contratados especialistas para elaborar as atividades pedagógicas e adaptá-las com a realidade de cada país.