Alunos da rede privada que desejam ingressar na rede estadual de ensino do Paraná devem procurar uma escola estadual no período de 1º a 12 de fevereiro para informar pretensão de vaga, ou seja, interesse em estudar no local. O mesmo procedimento pode ser realizado por alunos vindos da rede pública de outros estados ou que mudaram de cidade dentro do Paraná e precisam trocar de escola.
Caso o estabelecimento procurado não possua vagas disponíveis, a Secretaria da Educação irá verificar a existência de vagas em outras escolas para atender estes alunos.
E a partir de 15 de fevereiro tem início o cadastramento de espera de vaga escolar, que irá atender alunos da rede estadual que desejam trocar de escola por motivos pessoais. O pai ou responsável, ou o próprio aluno caso seja maior de 18 anos, deve procurar a escola em que possui interesse para se cadastrar, e daí aguardar o surgimento de uma vaga.
Leia mais:
Lula sanciona novo ensino médio, mas veta mudança no Enem
Base curricular deve ajudar a recuperar atrasos na aprendizagem
Dia do Estudante: como escolher uma profissão?
Censo escolar revela que 10% dos alunos não concluem a alfabetização
Aulas
Nesta segunda-feira (1º) as escolas que não concluíram o ano letivo de 2015 retomam as aulas para concluir a reposição, devido às greves dos professores do ano passado.
Em 29 de fevereiro tem início o ano letivo de 2016, e somente nesta data estes novos alunos começam a frequentar as aulas na rede estadual.
Instrução
Para saber mais sobre todo o processo de matrículas na rede estadual do Paraná leia abaixo instrução sobre o tema:
Instrução Conjunta nº 001/2015 - Sued/Sude - Orienta a matrícula para o ano letivo de 2016.