Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Análise da formação em letras

Aluno surdo vai defender tese de doutorado sobre o ensino de Libras na UEM

Redação Bonde com AEN
12 ago 2024 às 13:45
- UEM
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O estudante de doutorado em Educação da UEM (Universidade Estadual de Maringá) Vinicius Hidalgo Pedroni, vai defender no próximo dia 16 de agosto, a tese “Ensino de Libras nas Universidades Públicas: uma análise da formação inicial de professores em letras”.


Pedroni é surdo e foi orientado pela professora Elsa Midori Shimazaki, doPPE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da UEM, com a corientação da professora a Dinéia Ghizzo Neto Fellini, da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Neste estudo, o estudante buscou analisar as percepções de acadêmicos ouvintes em relação à formação que recebem na disciplina voltada ao ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), além das contribuições da disciplina para a atuação posterior como docente no ensino regular. 

Leia mais:

Imagem de destaque
52 vagas

Universidades do Paraná abrem inscrições para Vestibular dos Povos Indígenas

Imagem de destaque
Nova ferramenta

Dona do ChatGPT e plataforma brasileira criam IA para alunos com deficiência

Imagem de destaque
Ingresso na graduação

Unespar alerta para prazos do vestibular 2025

Imagem de destaque
Colégio rebatizado

Vítimas de tragédia em Cambé em 2023, Karoline e Luan são homenageados em escola de Ibiporã

Para efetivar a pesquisa, depois de estudar a teoria histórico-cultural (escopo teórico da pesquisa), a educação da pessoa surda ao longo da história e fazer uma revisão das pesquisas realizadas, ele entrevistou alunos do curso de licenciatura em Letras de três universidades públicas no Brasil. 

Publicidade


O resultado mostra que, apesar de ser um avanço, o reconhecimento da Libras como língua por meio do Decreto 5.626, de 2005, e a deliberação, no mesmo decreto, para que o ensino de Libras fosse oferecido obrigatoriamente em todos os cursos de licenciatura e no curso de fonoaudiologia, por ter uma carga horária pequena (60h) ainda não contribui como o esperado para a apropriação da cultura surda e da língua de sinais.


Neste estudo, também foi constatada a carência quanto às oportunidades de vivência e contato com a cultura surda e língua de sinais, fato que impulsionaria a capacidade dos futuros professores de se comunicarem adequadamente com os surdos e compreenderem suas necessidades específicas. 

Publicidade


Dados do Censo da Educação Básica 2023, realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), apontam a existência, nas universidades brasileiras, de 4.842 matrículas de estudantes surdos e de 1.397 ingressos. 


Uma outra pesquisa indica que o Brasil tem 269 mestres, 97 doutores e 13 pós-doutores surdos. O crescente número se deve a garantia da regulamentação da Lei de Libras em todos os órgãos públicos, que possibilita acesso contínuo na formação dos surdos. 

Publicidade


Pedroni tem acompanhamento do Propae (Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais), da UEM. O Propae presta acompanhamento especializado direto e indiretamente a 140 estudantes, englobando alunos de cursos de graduação e de pós-graduação stricto-sensu (mestrado e doutorado). 


Em 2023, recebeu um novo espaço, passando a contar com cinco salas destinadas ao atendimento de estudantes com deficiência. São cinco servidores, nove intérpretes de libras/guia-intérprete, 30 monitores, 10 bolsistas, além de quatro professores. 

Publicidade


Os profissionais têm oportunizado aos alunos o acesso a recursos desenvolvidos e/ou adaptados, como impressões em braile e fonte ampliada; textos digitalizados em formato acessível a alunos com baixa visão; acompanhamento de acadêmicos atendidos na realização de avaliações ou atividades de estudos; e remoção de barreiras físicas e atitudinais, promovendo assim, a ampliação do acesso e permanência. 


Imagem
Lula e Bolsonaro devem ter pouco peso nas eleições municipais no Paraná
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deverão ter pouca influência nas eleições municipais deste ano em três das principais cidades paranaenses, Londrina, Maringá e Curitiba.


LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Publicidade


O ensino da Libras (Língua Brasileira de Sinais) pode ser dividido na categoria para as pessoas surdas e na categoria para as pessoas ouvintes. Muitas pessoas surdas nunca aprenderam Libras formalmente porque elas normalmente são as primeiras da família com surdez, o que faz com que ninguém do seu entorno tenha contato com o idioma. 


O ensino focado nas pessoas da própria comunidade surda costuma ser direcionado para crianças sem o domínio da língua de sinais. Por isso, as escolas devem se preocupar em criar ambientes propícios para o aprendizado da Libras e somente depois para o ensino do português.

Publicidade


Ensinar Libras para pessoas ouvintes é um outro processo, mas também muito importante. O foco do ensino da língua de sinais é promover uma melhor comunicação e acesso à informação para as pessoas da comunidade surda.


Legalmente reconhecida, a Língua Brasileira de Sinais é uma língua espaço-visual, com uma estrutura linguística e gramatical própria, diferente do português. Ela é uma das principais formas de comunicação das pessoas surdas no Brasil. A finalidade dela é promover a comunicação e o acesso à informação das pessoas surdas, para que possam estar integradas à sociedade. 


Também é um fator muito importante para a construção da cultura e identidade da comunidade surda brasileira. É por meio dela que muitas vezes as pessoas surdas garantem suas interações culturais e sociais. 


Imagem
Inscrições para o concurso dos Correios já estão abertas
Os Correios estão com inscrições abertas de concurso público para provimento de vagas na área de medicina e segurança do trabalho.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade