Se você é brasileiro, é muito provável que você já tenha jogado sinuca, pelo menos uma vez na sua vida.
Afinal é muito comum chegar nos bares e ver uma mesa de sinuca disponível, com algumas pessoas jogando enquanto outras assistem, ou aguardam a sua vez.
Porém, apesar de o jogo ser muito conhecido no Brasil, muitas pessoas não sabem que existem um campeonato europeu do mesmo, o Scottish Open.
O que é o Scottish Open?
Como dissemos anteriormente, a sinuca é vista como um hobby no Brasil. Mas na Europa isso é bem diferente.
La existe um evento chamado Scottish Open, que traduzindo seria Aberto da Escócia. E inclusive, você pode apostar nele através do cassino brasil online que também é uma forma bastante popular de se divertir.
O Scottish Open é um torneio profissional de sinuca, criado no ano de 1981. O evento vem sendo realizado uma vez por ano na cidade de Glasgow, na Escócia.
O torneio havia parado de acontecer devido à pandemia de covid-19, mas foi marcado para acontecer entre is dias 31 de julho e 16 de agosto. Atualmente o Scottish Open faz parte do ranking mundia de sinuca e seu atual campeão é o Mark Selby.
A história do Scottish Open
Agora falaremos um pouco sobre a história do Scottish Open e sobre as suas primeiras edições do evento.
Edição de 1981 e 1982
Durante a primeira edição do Campeonato escocês de sinuca, o torneio não fazia parte do ranking mundial, além de que, muitos dos participantes eram jogadores amadores.
Um fato curioso, é que na época havia um jogador escocês chamado Walter Donaldson, que venceu o mundial de sinuca duas vezes, mas que não teve interesse em participar deste evento.
Após a sua segunda edição, no ano de 1982, o campeonato passou a fazer parte do ranking mundial de sinuca e começou a receber patrocínios.
Edições de 1985-1989
No ano de 1985 o evento foi transferido para o Trentham Gardens, na região de West Midlands, Inglaterra.
Devido ao patrocínio da Matchroom e Goya, o evento teve o seu nome mudado para Matchroom Tropy, mas isso durou por apenas uma edição e no ano seguinte, ele retornou ao seu nome original.
Entre 1986 e 1989, o patrocínio do evento passou para a BCE e a Fidelity Unit Trust. E, após isso o evento foi interrompido por dois anos.
Edições de 1992-1997
Graças ao patrocínio do canal de televisão britânico Sky Sports, o evento foi capaz de retornar no ano de 1992, onde ele foi disputado no Plymouth Pavilions, localizado no condado de Devon.
Já as edições de 1995 à 1997 foram patrocinadas pela Sweater Shop e pela Highland Spring, onde ele se passou Centro de Exposições de Aberdeen na Escócia.
Edições de 1998-2003
Na edição de 1998, o torneio foi patrocinado pela multinacional britânica de cigarros, a Imperial Tobacco, e voltou a ser conhecido como Scottish Open .
Já no ano de 2003, o campeonato foi transferido para o Royal Highland Centre, na Escócia e, pela primeira vez, nenhum dos jogadores do top ranking chegou as finais.
Edição de 2004
Na edição de 2004, o Scottish Open passou a ser parte do evento da LG Eletronics Tour e foi renomeado para Players Championship.
Ele foi realizado no maior centro de convenções da Escócia, o SECC, e ele foi patrocinado pelo tabloide escocês Daily Record. Porém, o evento foi cancelado após a Sky decidir não renovar seu contrato, fazendo com que ele perde-se a cobertura televisiva.
Edições de 2015-2019
NO ano de 2015, o presidente da World Snooker (Sinuca Mundial), anunciou o retorno do torneio. Com isso, o evento passou a ser realizado na atual cidade de Glasfow e passou a fazer parte da Home Nations do Reino Unido.
A edição de 2019 ocorreu entre os dias 9 e 15 de dezembro sendo vencida pelo inglês Mark Selby, após derrotar Jack Lisowski na final.
Como será o evento de 2022
Como dissemos anteriormente, o evento sofreu alguns hiatos durante a pandemia, mas agora em 2022 ele voltará com tudo. O Escottish Open de 2022 será distribuído em um total de cinco rodadas:
Primeira rodada: Melhor de 19 frames;
Segunda rodada: Melhor de 25 frames;
Quartas de finais: Melhor de 25 frames;
Semifinal: Melhor de 33 frames;
Rodada final: Melhor de 35 frames.
Premiação do Scotish Open
A premiação do evento é de 405 mil libras, distribuídas da seguinte forma:
Campeão: 70 mil libras;
Vice-campeão: 30 mil libras;
Perdedores das semifinais: 20 mil libras;
Perdedores das quartas de finais: 10 mil libras;
Perdedores das oitavas de final: 7.500 libras;
Últimos 32 colocados: 4 mil libras;
Últimos 64 colocados: 3 mil libras;
Maior break: 5 mil libras.
Considerações finais
Como você pode ver, o evento da Scottish Open é um grande evento com prêmios altamente atrativos. E, caso possua interesse em ficar por dentro das novidades do evento e acompanhar os jogos, basta acessar o site da eurosport.