Muita gente se pergunta se produtor de conteúdo pode ser MEI. Afinal de contas, os profissionais que atuam no digital podem querer se formalizar e usufruir das vantagens de quem faz isso.
Além do mais, a Internet se tornou um verdadeiro mar de possibilidades de negócios, em especial para quem quer contornar o desemprego e empreender. Hoje em dia cada vez mais pessoas navegam online, seja para comprar, para estudar, se informar, entreter, etc.
E em todas essas atividades existem oportunidades de negócio esperando para serem exploradas. Em contrapartida, está cada vez mais fácil produzir conteúdo para a Internet, seja qual for a finalidade desse conteúdo, graças a ferramentas como o pacote criativo do CapCut, por exemplo.
Pensando nisso, hoje trouxemos uma série de dicas e informações sobre esse assunto. Assim, além de saber se produtor de conteúdo pode ser MEI, você terá outros insights para te ajudar a ter sucesso no digital.
Portanto, continue a leitura até o final e confira.
Produtor de conteúdo pode ser MEI?
Os brasileiros continuam empreendendo bastante. De acordo com um relatório do escritório de contabilidade Contabilizei, que usou dados da Receita Federal, só no primeiro trimestre de 2023 foram abertos 2.039.802 CNPJs no país. Desses, 76% são MEIs.
E como os negócios digitais são menos burocráticos e dispendiosos do que os físicos, é natural que muita gente queira empreender online. Assim, juntando a facilidade do digital com a do MEI, podemos dizer que essa pode ser uma receita para o sucesso do microempreendedor.
Saiba mais sobre o MEI
O Microempreendedor Individual, mais conhecido como MEI, é uma categoria empresarial que visa facilitar a formalização de pequenos empreendedores no Brasil. Instituído em 2008, o MEI trouxe diversas vantagens para quem antes operava na informalidade, oferecendo benefícios como:
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Obtenção de um CNPJ;
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Emissão de notas fiscais;
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Acesso a linhas de crédito;
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Contribuição previdenciária facilitada.
Para se enquadrar como MEI, é necessário faturar até R$ 81.000,00 por ano e não participar como sócio, administrador ou titular de outra empresa. Além disso, é permitido ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.
Produtor de conteúdo empreendedor
No mundo digital, o papel do produtor de conteúdo tornou-se fundamental. Seja criando textos, vídeos informativos ou gerenciando redes sociais, esses profissionais desempenham um papel crucial na construção e manutenção da presença online de empresas e indivíduos. Afinal,eles são responsáveis por transmitir mensagens, criar conexões e, muitas vezes, influenciar decisões de compra.
Os produtores de conteúdo podem atuar em diversas áreas, incluindo:
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Redação;
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Edição de vídeos.
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Design gráfico;
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Marketing digital, entre outras.
Afinal, produtor de conteúdo pode ser MEI?
Com a demanda crescente por presença online, esses profissionais têm experimentado um aumento significativo na procura por seus serviços.
A pergunta que muitos produtores de conteúdo se fazem é: podem se tornar Microempreendedores Individuais? A resposta, felizmente, é sim. O MEI engloba diversas atividades, e muitos produtores de conteúdo se encaixam perfeitamente nos critérios estabelecidos por essa modalidade empresarial.
Veja a seguir algumas das principais atividades nas quais os produtores de conteúdo podem se enquadrar.
1. Redação e revisão de textos
Produtores de conteúdo que se dedicam à redação e revisão de textos podem formalizar suas atividades como MEI. Dessa forma, se você tem aptidão para a escrita, pode trabalhar como redator web, produtor de textos para blogs, roteirista de vídeos, etc.
De acordo com o próprio Google, diariamente são feitas 3,5 bilhões de pesquisas no mundo todo. E boa parte dos resultados das Serps são de blogs e sites, ou seja, de conteúdo escrito.
2. Produtor de conteúdo pode ser MEI: Edição de vídeos e fotografia
Profissionais que trabalham com edição de vídeos e fotografia também podem se enquadrar como MEI, desde que respeitem o limite de faturamento anual.
Assim, quem gosta de produções audiovisuais pode usar um editor de vídeo como o CapCut Online e produzir conteúdo para o YouTube, vídeos promocionais, documentários, etc.
A saber, um levantamento da Kantar Ibope mostrou que 99% dos internautas assistem a vídeos. Ademais, outra pesquisa, da Wyzowl também apontou que 66% dos usuários preferem consumir conteúdos em vídeos em vez de qualquer outro formato. Portanto, esse é outro excelente caminho para os produtores de conteúdo que desejam empreender no digital.
3. Marketing Digital
Aqueles que oferecem serviços de marketing digital, como gestão de redes sociais e estratégias de SEO, podem se beneficiar da formalização como MEI. Afinal de contas, cada vez mais pessoas pesquisam no Google antes de comprar, então, é necessário para qualquer empresa marcar presença online.
Inclusive, uma pesquisa da Hedgehog Digital de 2022, em parceria com a Opinion Box, mostrou que 70% dos brasileiros pesquisam na web antes de comprar ou contratar um serviço. Sendo assim, os produtores de conteúdo que desejarem atuar no marketing digital com certeza encontrarão boas oportunidades.
Lembrando que esses são apenas exemplos de atividades digitais nos quais é possível atuar, pois existem muitos outros. Basta escolher a que mais combina com você e começar.
Como quem é produtor de conteúdo pode ser MEI
Agora que já vimos que é possível sim aos produtores de conteúdo se formalizar como MEI, vamos mostrar como fazer isso.
Acesse o Portal do Empreendedor: O primeiro passo é acessar o Portal do Empreendedor e clicar na opção "Formalize-se".
Informe seus dados: Preencha os campos com seus dados pessoais e as informações necessárias sobre a atividade de produtor de conteúdo que você exerce.
Escolha a atividade principal: Selecione a atividade principal que mais se adequa ao seu serviço de produção de conteúdo.
Conclua a formalização: Após fornecer todas as informações, revise os dados e conclua o processo de formalização. Assim, o sistema gerará automaticamente o seu CNPJ e o número de inscrição na Junta Comercial.
Emissão de Notas Fiscais: Como MEI, você pode emitir notas fiscais eletrônicas para seus clientes, o que confere maior profissionalismo e legalidade às suas transações comerciais.
Conclusão
Para quem quer empreender online, a hora é agora! Como vimos, muitas áreas do mercado digital estão aquecidas. Sem contar que é possível usar ferramentas gratuitas para prestar serviços de produção de conteúdo, o que facilita muito.
O CapCut Online, por exemplo, é uma ferramenta totalmente gratuita e baseada na Web para editar vídeos e fotos com qualidade profissional. Com IA integrada, ele oferece funcionalidades como conversor de vídeo, restauração de fotos antigas, cortes e recortes de vídeo e muito mais. Portanto, agora que você já sabe que produtor de conteúdo pode ser MEI, utilize essas ferramentas e comece agora mesmo seu próprio negócio digital formal!