Para muitas empresas, usar o Youtube pode ser algo fora de questão. Ninguém se voluntaria a fazer os vídeos, ou acha que é muito difícil produzir e editar vídeos.
Bom, para aqueles que desejam descobrir o poder que os vídeos possuem, devo admitir, que não é tarefa fácil. Mas existem meios de tornar mais fácil sua produção de vídeos.
E vamos falar exatamente disso hoje. Ao ler esse artigo você vai aprender a:
> Como começar a produzir vídeos;
> Conhecer ferramentas de edição gratuitas;
> Tipos de temas e formatos para seus vídeos;
Vamos começar as dicas!
Como o Youtube divulga meu negócio?
O YouTube tem alcance massivo e é fonte de diversas oportunidades para desenvolver o conhecimento da marca, direcionar o tráfego do site, impulsionar o envolvimento do cliente e gerar leads.
Muitas pessoas que nem mesmo conheciam sua marca, começam a percebê-la. E com o tempo, passam a se identificar com ela.
Como o Youtube é o segundo site mais acessado do mundo, logicamente seu tráfego é muito grande. E esse tráfego é uma oportunidade de direcionar pessoas até sua página ou site.
Seu público alvo com certeza usa ele. Basta você descobrir como chamar a atenção deles e como gerar material que seja do interesse desse público supostamente ideal para seu negócio.
Como as vendas acontecem?
É muito simples. As vendas ocorrem ou porque você direciona as pessoas até seu site, ou você direciona a sites e páginas de terceiros. Desse modo, as pessoas entram na jornada de compra.
Imagine um funil: Quando as pessoas assistem aos seus vídeos, elas estão no começo desse funil de vendas, e começam a conhecer a marca de mais de perto.
Portanto, a venda não é sempre algo direto após o Youtube – a não ser que você faça reviews e análise de produtos, ou seja um afiliado.
Ainda assim, como o processo de captação de leads é imenso no mundo dos vídeos, você consegue converter um percentual do público. E às vezes, mesmo que seja 5% ou 8% deles, você estará fazendo muito dinheiro.
Como fazer seu primeiro vídeo: Veja dicas de edição para seu canal
Agora que você já está convencido que Youtube é um bom negócio para sua empresa, então você deverá fazer um projeto piloto.
Nesse momento deverá ser decidido quem será filmado e quem será o porta voz da empresa. Vale o estagiário e até mesmo o dono da empresa.
Ideal é que seja alguém que goste de falar em público, e que tenha consistência porque a vida de youtuber, em um cenário ideal, é fazer mais de um vídeo por semana.
E não se engane: basta ter um smartphone, que você pode começar seu projeto. Pense em câmeras profissionais depois de alguns vídeos na plataforma.
Escolha de tema e formato
Estabeleça qual o objetivo do projeto piloto, em relação aos temas e assuntos dos vídeos.
Seu objetivo (ou objetivos) pode variar entre gerar brand awareness, trazer tráfego para um site ou simplesmente aumentar número de inscritos no canal. Obviamente, seu material deverá estar alinhado com o objetivo.
Sua marca pode então criar conteúdo como aulas, entrevistas e outros tipos de conteúdos ricos e que geram até mesmo debate. Vamos falar sobre os tipos de conteúdo no Youtube mais a frente.
Use editores fáceis de usar!
De nada vai adiantar você ter um projeto, alguém disponível para filmar e ter um editor de vídeos ruim.
Para deixar as coisas mais fáceis, você deve ter um bom editor de vídeo à sua disposição.
Editores difíceis de se usar, com funcionalidades complicadas, vão exigir mais tempo e até mesmo a contratação de um profissional para a tarefa. Por outro lado, se estiver usando um editor user friendly – como o InVideo –, você vai produzir vídeos em formatos diversos em poucos minutos.
Dessa forma, seu time vai escalar em sua produção de vídeos e poderá testar com diversos formatos, tempos de duração, aparências para seu canal e com o design – que é a ideia principal dos editores de vídeo online.
Marketing no Youtube, de maneira econômica
Quando se trata de promover uma empresa no YouTube, muitos proprietários de empresas pensam erroneamente que o marketing de vídeo profissional simplesmente não está dentro de seu budget.
Porém, a verdade é que você não precisa de orçamentos enormes, e nem mesmo de uma equipe grande. Seguindo nossas dicas de hoje, tanto do editor econômico quanto do planejamento, você pode encantar o público, mesmo com pouco.
O Youtube é democrático e dá chances a todo mundo.
Quais tipos de conteúdos devo produzir?
A resposta é: Um tipo de vídeo convincente, para cada etapa da jornada de compra do seu cliente. A maioria dos seus vídeos deverão ser de respostas a dúvidas e anseios das pessoas.
No inglês, normalmente chamados de how to’s esses vídeos.
Já a minoria, ou a metade do seu conteúdo se preferir, deverá ser de tema mais avançado, focado nas pessoas que estão no meio e final do funil – e também que estão mais próximos da decisão de compra ou de contratação do seu serviço.
Para ajudar você a se localizar, vamos falar de alguns tipos de conteúdo, que poderão ser ideias para sua empresa.
1)Ensine algo às pessoas
A maioria das buscas no Youtube, são referentes a dúvidas em geral. Tanto dúvidas técnicas, quanto dúvidas gerais sobre diversos assuntos.
As pessoas vivem pesquisando sobre funcionalidades dos produtos, sobre dúvidas profissionais, métodos de vendas, dúvidas referentes à saúde e bem estar, enfim, sobre qualquer assunto.
Com essa informação em mente, já podemos afirmar que ensinar sobre temas do seu nicho, poderá ser um grande negócio!
As pessoas hoje preferem pesquisar sobre os assuntos que elas têm dúvidas, e preferem se informar antes de comprar qualquer produto ou serviço. Por isso você deve acabar com as objeções do seu público, e deixar a tomada de decisão algo mais fácil no processo de pesquisa deles.
2)Debates
Sabe quando você vê um vídeo comentando se a ferramenta A ou se a ferramenta B é melhor? E além disso, trazem convidados para falar a respeito?
As pessoas amam debates e até mesmo os reviews de produtos, pois eles ajudam na tomada de decisão da pessoa. É o empurrãozinho final que pode convencer alguém a finalmente comprar de você.
Além disso, você pode informar o público sobre coisas que eles nem mesmo sabiam sobre seu nicho ou área de atuação.
3)Workshops e "Lives”
Formato querido por infoprodutores e experts de marketing digital, criar lives e encontros virtuais são excelentes para promover novos produtos e lançamentos.
Você entrega valor, realmente passa conhecimento ao público, mas deixa uma parte dele exclusivamente para quem comprar o seu produto Premium.
Divulgue seu material, sempre!
Uma tarefa crucial no processo de estruturar um canal no Youtube é a divulgação. Seja você, ou alguém da sua empresa, essa pessoa deverá sempre estar compartilhando seu material em outros canais, que vão desde o Linkedin até mesmo o Pinterest.
Vale a pena montar criativos e imagens de acordo com cada canal onde seus projetos são compartilhados.
São esses criativos, imagens e vídeos que vão chamar atenção do público e gerar curtidas e compartilhamentos da própria rede. Sem esse efeito da divulgação, seu vídeo e seu canal podem cair no anonimato.
Conclusão
Queremos que você escolha um dos formatos de conteúdo apresentados, e comece a experimentar o que o mundo do marketing no Youtube tem a oferecer.
Crie de 2 a 3 vídeos e recolha feedback. Veja o que as pessoas falam do seu canal e como você deve melhorar ele.
Se quiser ir mais à fundo, melhore suas ferramentas, assine a versão premium delas e aprimore a qualidade do seu canal como um todo – desde a imagem de fundo da sua home page até mesmo na compra de microfones e outros apetrechos.