Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Seguro Social

Veja quanto INSS paga a quem espera atrasados por até seis meses

Luciana Lazarini - Folhapress
15 fev 2022 às 11:21

Compartilhar notícia

- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O trabalhador que está na fila do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem direito de receber os atrasados no primeiro pagamento do benefício, que são os valores devidos desde o pedido da aposentadoria.


O Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários) calculou quanto o trabalhador pode receber em atrasados se esperar pelo pagamento de dois a seis meses. Os valores variam conforme o valor da aposentadoria concedida, com correção monetária pela inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), além de juros pela demora, quando a espera ultrapassa os prazos definidos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A fila de espera por benefícios do INSS acumulava 1,8 milhão de pedidos em novembro. O INSS não informou quantos brasileiros estão atualmente na fila à espera da aposentadoria e demais benefícios até a publicação desta reportagem.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

PF fará reconstituição das explosões na praça dos Três Poderes e Câmara dos Deputados

Imagem de destaque
Saiba mais

PEC 6x1 ainda não foi debatida no núcleo do governo, afirma ministro

Imagem de destaque
Saiba mais

PEC que propõe fim da escala de trabalho 6x1 alcança número necessário de assinaturas, diz Hilton

Imagem de destaque
Escassez

Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas


Para uma espera de seis meses (contados desde agosto de 2021), os atrasados podem chegar a R$ 40.148,94 no caso de um segurado que teve uma aposentadoria pelo teto do INSS válido em 2021, quando o benefício foi solicitado.

Publicidade


Um acordo fechado entre governo e MPF (Ministério Público Federal) e homologado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), válido desde junho de 2021, estabeleceu que o INSS pode demorar 90 dias para analisar pedidos de aposentadorias. Há ainda mais dez dias para tramitação do pedido, totalizando cem dias. Após esse prazo, o INSS é obrigado a pagar os atrasados com juros, além da correção monetária.


Segundo Souza, para aposentadorias por idade e por tempo de contribuição, os juros contam a partir de cem dias de espera. "Tem um prazo ordinário de 90 dias. Caso seja ultrapassado, o processo deve ser transferido para a Cemer, que é a Central Unificada de Cumprimento Emergencial de Prazos, que tem mais dez dias para conceder o benefício sem o pagamento de juros. Passados cem dias de atraso desde o requerimento, as parcelas vão ter atualização por juros, mesmo que o benefício seja devido de maneira proporcional em algum mês", diz.

Publicidade


Se o INSS ultrapassar os prazos, há a opção de entrar na Justiça com um mandado de segurança, que é um instrumento utilizado para que o Judiciário mande o INSS analisar o mais rápido possível aquele pedido. Ou seja, a Justiça não vai avaliar se há direito ao benefício.


O pagamento da primeira aposentadoria e dos atrasados devidos é feito em uma conta bancária criada especificamente para esse fim. "Antes o segurado podia indicar sua conta bancária para que fosse feito o depósito diretamente nela. Hoje em dia não há mais essa possibilidade." Segundo o especialista, se o segurado quiser receber a aposentadoria na conta que ele já está acostumado a movimentar, no primeiro pagamento deverá ir à agência especificada pelo INSS na concessão do benefício para pedir a alteração da conta de destino da aposentadoria.

Publicidade


Veja todos os prazos do INSS


Tipo de benefício - Prazo ordinário - Prazo para conclusão pela Cemer

Publicidade


Benefício assistencial à pessoa com deficiência - 90 dias - 10 dias


Benefício assistencial ao idoso - 90 dias - 10 dias

Publicidade


Aposentadorias (exceto por invalidez) - 90 dias - 10 dias


Aposentadoria por invalidez comum e acidentária - 45 dias - 10 dias

Publicidade


Salário-maternidade - 30 dias - 10 dias


Pensão por morte - 60 dias - 10 dias


Auxílio-reclusão - 60 dias - 10 dias


Auxílio-doença comum e por acidente do trabalho - 45 dias - 10 dias


Auxílio-acidente - 60 dias - 10 dias

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo