Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tire suas dúvidas!

Vitamina D: entenda a importância na defesa do organismo

Caroline Knup - Estagiária*
03 abr 2020 às 11:57
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em meio à pandemia do novo coronavírus, é preciso que as pessoas estejam atentas à saúde. Além da covid-19, outras doenças também têm causado mortes, como a dengue e o sarampo. Para que os índices de saúde estejam em dia, é necessário cuidar da ingestão de nutrientes, como as proteínas e, principalmente, as vitaminas.

A vitamina D é um dos nutrientes necessários à saúde humana, uma vez que muitos estudos já mostraram que ela tem papel essencial na saúde óssea e na imunidade do organismo, uma vez que possui ação imunomoduladora, conforme apontado por Renato Leça, nutrólogo e pesquisador sobre vitamina D da Faculdade de Medicina do ABC.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com Rubens Pontello, médico dermatologista, a vitamina D está presente em alguns alimentos, bem como pode ser adicionada a outros e está disponível, também, em suplementos dietéticos. Além disso, o especialista aponta que o nutriente é produzido no corpo quando os raios ultravioletas da luz solar atingem a pele.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt

Imagem de destaque
Entenda

STF permite uso de vestimentas religiosas em foto de documentos oficiais

Imagem de destaque
O tio Paulo

O que se sabe sobre o caso do idoso morto em banco do Rio

Imagem de destaque
Tio Paulo

Homem levado morto a banco aparentava ter sofrido intoxicação, diz médico do Samu


O dermatologista lembra que hábitos saudáveis são primordiais para a saúde e para o bem-estar. Por isso, indica que é preciso consumir alimentos não-processados, já que possuem altos níveis de nutrientes, vitaminas e minerais. "Peixes gordurosos como salmão, atum e cavala são boas fontes de vitamina D. Pequenas quantidades da vitamina também são encontradas no fígado bovino e em gemas de ovo", explica.

Publicidade


Entretanto, além da alimentação, Pontello aponta que a radiação solar é uma fonte importante para a manutenção dos níveis saudáveis de vitamina D. "Em um país com alta incidência de radiação ultravioleta como o Brasil somos expostos naturalmente, sem necessidade de exposição adicional ao sol", indica o especialista. Apesar dessa necessidade, o médico explica que existem alguns fatores que podem diminuir a capacidade da produção de vitamina D no corpo, como envelhecimento e peles negras e bronzeadas.


O nutriente possui inúmeras funções no organismo humano, conforme aponta Pontello: "a vitamina D promove a absorção de cálcio no intestino e mantém concentrações adequadas de cálcio e fósforo no sangue, permitindo a mineralização normal do osso. Sem vitamina D suficiente, os ossos podem ficar frágeis e quebradiços. Além disso, ela possui outros papeis, como modulação do crescimento celular, funções neuromusculares, imunológicas e redução de inflamação".

Publicidade


Na pandemia de covid-19, o nutrólogo Leça aponta que um estudo italiano realizado na Universidade de Turim mostrou que muitos pacientes infectados pelo novo coronavírus possuíam baixos índices de vitamina D. "A vitamina D em níveis adequados certamente auxilia a manter a resistência do corpo em dia. Isso acontece porque as pessoas ainda não têm anticorpos ao vírus e, por isso, a principal linha de ataque do organismo acontece pela imunidade inata, que é modulada pela vitamina D", finaliza o nutrólogo.


(Com informações de assessoria de imprensa.)

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade