Interrupções diversas na internet atingiram redes sociais e sites de notícias em todo o mundo nesta terça-feira (8), com relatos apontando para um problema no serviço de computação em nuvem Fastly, sediado nos Estados Unidos.
Quase 21 mil usuários do Reddit relataram problemas com a rede social, enquanto mais de 2.000 relataram problemas com a Amazon, de acordo com o site que monitora interrupções na internet Downdetector.com. O Twitch, que pertence à Amazon, também registrava interrupção. Procurada pela agência de notícias Reuters, a empresa ainda não comentou o caso.
Sites de veículos de imprensa como Financial Times, The Guardian, The New York Times, Bloomberg News, CNN e Al Jazeera também enfrentaram problemas por quase uma hora nesta manhã. Plataformas de streaming como Spotify, Hulu, sites de instituições oficiais como da Casa Branca e do governo britânico também tiveram instabilidade. Ainda não existe uma lista completa de sites afetados.
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De acordo com o Financial Times, a interrupção nos sites do governo britânico pode ter causado problemas para quem reservou vacinas Covid-19 ou que aguardo resultados de testes.
Segundo a Reuters, os sites voltaram a apresentar estabilidade por volta das 8h36 (horário de Brasília).
O serviço de computação em nuvem Fastly disse que está investigando o problema, de acordo com o site da empresa.
De acordo com o site da companhia, a maioria das áreas de cobertura da Fastly enfrentava "performance degradada".
A Fastly é um dos provedores de rede de entrega de conteúdo baseado em nuvem mais usados do mundo. A empresa afirma que o problema foi identificado e corrigido. Segundo a Fastly, os clientes podem ter um aumento na carga de origem conforme os serviços globais retornam. A empresa, que abriu o capital em 2019 e tem uma capitalização de mercado de US $ 5 bilhões (R$ 25,2 bilhões), é muito menor do que concorrentes como o AWS, nuvem da Amazon. A empresa atua facilitando o fluxo de sites, seguindo rotas menos congestionadas, o que permite que alcancem consumidores com maior rapidez. Durante a instabilidade, sites de notícias criaram meios alternativos para relatar a indisponibilidade generalizada. O site americano de tecnologia Verge usou o Google Docs para relatar notícias, enquanto o editor de tecnologia do Reino Unido no Guardian começou um tópico no Twitter para relatar os problemas.