Algumas práticas diárias e antes de deitar-se para dormir contribuem muito para ter uma noite tranquila e manter o sono em dia
A pandemia tem interferido em inúmeros aspectos na vida das pessoas, sobretudo de forma psicológica: subiram os casos de depressão e ansiedade, de acordo com inúmeros estudos de universidades brasileiras, assim como ficaram mais frequentes os sintomas de estresse. E, como se não bastasse lidar com o isolamento social, o vírus também foi responsável por tirar o sono das pessoas.
Mesmo antes da pandemia, dormir bem já era algo difícil para boa parte das pessoas. Isso demanda, além de hábitos saudáveis, o estabelecimento de uma rotina de sono – e, neste caso, há algumas dicas valiosas.
Pensando em como melhorar a qualidade de sono das pessoas, separamos quatro dicas para dormir melhor e acordar disposto e descansado. Confira!
Tome um banho relaxante
Após um dia corrido e estressante nada melhor do que um bom banho. Esse efeito relaxante do banho também contribui muito para ter uma noite de sono de boa qualidade. Opte por deixar a água em temperatura morna ou quente. Tirar um tempo para usar um sabonete mais cheiroso e manter uma rotina de autocuidado logo antes de dormir auxilia o corpo a relaxar e diminuir o ritmo do dia, o que contribui para um melhor descanso. Este é um momento único seu, portanto aproveite ao máximo.
Evite o contato com telas
Em tempos de pandemia, o celular, que já era uma fonte constante de notícias e atualizações rápidas, se tornou um grande aliado para conectar ainda mais pessoas e informações. No entanto, o excesso de informação pode resultar em ansiedade em algumas pessoas e, consequentemente, atrapalhar o sono.
Por isso, horas antes de dormir, deixe o celular um pouco distante para evitar aquela espiada rápida nas redes sociais, e foque apenas no seu conforto e momento de sono. Opte por ler um livro, ouvir uma música ou até mesmo cuidar de si, criando uma rotina de skincare antes de se deitar.
Garanta um ambiente propício
A hora de dormir precisa ser calma e com o mínimo de estímulo possível, para que a mente e o corpo possam desligar. Dessa forma, além de ter um bom colchão de casal ou solteiro, o ideal é garantir uma iluminação baixa – e de luz amarela, vale destacar – e um espaço livre de barulhos. Outra boa dica para criar um ambiente mais gostoso é usar roupas confortáveis, ou mesmo dormir sem elas, para melhor regulagem da temperatura corporal.
Controle o horário da última refeição
Alguns alimentos podem contribuir para ter uma boa noite de sono. Para isso, a última refeição do dia deve ser leve e não tão próxima da hora de deitar para que a digestão não afete a qualidade do sono. É recomendado que a alimentação seja feita no máximo duas horas antes de ir para a cama.