O papa Francisco completou 84 anos nesta quinta-feira (17), mas cumpriu sua agenda rotineira de compromissos, com audiências privadas com líderes religiosos e políticos e a publicação da mensagem pelo Dia Mundial da Paz, que é comemorado em 1º de janeiro.
No entanto, a data não passou em branco pelos chefes de Estado e de governo da Itália, bem como da prefeita de Roma.
Em uma longa carta, o presidente Sergio Mattarella destacou que enviava felicitações "em nome do povo italiano" e ressaltou a postura de Jorge Mario Bergoglio ao longo de um ano tão difícil por conta da pandemia de Covid-19.
Leia mais:
PF fará reconstituição das explosões na praça dos Três Poderes e Câmara dos Deputados
PEC 6x1 ainda não foi debatida no núcleo do governo, afirma ministro
PEC que propõe fim da escala de trabalho 6x1 alcança número necessário de assinaturas, diz Hilton
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
"Milhares de mulheres e homens viveram no curso deste ano que está terminando - e continuam a vivenciar no momento presente - o drama da pandemia e das suas gravíssimas consequências sanitárias, econômicas e sociais. [...] Para cada um, todavia, nunca faltou a proximidade participativa de Vossa Santidade. Pessoas de diversas fés - ou que não professam nenhuma - nos momentos de prova e de solidão puderam constantemente ouvir o apoio e o encorajamento do Papa", escreveu o chefe de Estado.
Mattarella ressaltou ainda que, "nesse cenário dramático ficou ainda mais luminoso e alto o convite a uma 'fraternidade aberta' e à amizade social que Vossa Santidade formulou na sua terceira encíclica", referindo-se ao documento publicado por Francisco em outubro deste ano chamado de "Fratelli Tutti".
O primeiro-ministro, Giuseppe Conte, usou as redes sociais para desejar um feliz aniversário para o líder católico. "Seguimos com o máximo respeito o teu compromisso por uma igreja de 'proximidade', sempre constantemente atenta às necessidades dos mais pobres, dos mais frágeis, dos mais pequenos", escreveu em sua conta no Twitter.
Por sua vez, a prefeita de Roma, Virginia Raggi, desejou um "abraço afetuoso de toda a cidade de Roma" e lembrou que "nesse duríssimo período, o seu exemplo e a sua força nos ajudam a enfrentar as dificuldades, a nos comprometermos para construir uma comunidade mais unida e solidária".