O papa Francisco completou 87 anos neste domingo (17), com direito a festa de aniversário, e recebeu diversas homenagens ao longo do dia.
O líder da Igreja Católica, que viu o pontificado completar uma década, teve um 2023 bastante agitado.
Ao mesmo tempo em que participou de um sínodo e fez cinco viagens, o religioso precisou superar problemas de saúde.
Leia mais:
PF fará reconstituição das explosões na praça dos Três Poderes e Câmara dos Deputados
PEC 6x1 ainda não foi debatida no núcleo do governo, afirma ministro
PEC que propõe fim da escala de trabalho 6x1 alcança número necessário de assinaturas, diz Hilton
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
Antes do Angelus, Francisco participou da tradicional festa de aniversário organizada na Sala Paulo VI pelo Dispensário Santa Marta. Mais de 200 famílias acolheram o papa em um clima de muita alegria.
Além de lanches e bolo, a celebração teve canções, danças e um pequeno espetáculo circense. A festa virou uma tradição no Vaticano, pois a edição inaugural foi em 2013, por ocasião do primeiro aniversário de Francisco como papa.
"Em nome do povo italiano e em meu nome, envio até você os mais sinceros e afetuosos votos de bem-estar. Em um mundo que, infelizmente, novas rivalidades se somam a conflitos que nunca cessaram, a sua incessante ação pastoral continua a lembrar a todos a necessidade construir soluções que restaurem a paz", afirmou Sergio Mattarella, presidente da Itália.
O ministro da Cultura, Gennaro Sangiuliano, disse que Jorge Mario Bergoglio é um "líder iluminado", enquanto o vice-premiê e chefe das Relações Exteriores, Antonio Tajani, pontuou que "reza pela saúde" de Francisco.
"No seu aniversário, gostaria de estender os meus sinceros votos a Sua Santidade, o papa Francisco. Obrigado pelo seu elevado ensinamento como líder da Igreja Católica e pelo seu compromisso com a paz", falou a primeira-ministra do país, Giorgia Meloni.