O Mês Internacional da Visibilidade Transgênero (Transexuais, Travestis e pessoas Não-Binárias), celebrado em janeiro, dedica-se não só à celebração das existências trans, mas também à conscientização sobre a discriminação enfrentada por essas pessoas diariamente.
Há 13 anos, o Brasil é o país que mais mata pessoas transgênero no mundo. Estes dados trágicos são apenas uma parte das dificuldades que pessoas trans vivenciam diariamente. No entanto, o país tem avançado na discussão sobre identidade de gênero e, a cada novo passo, mais pessoas são conscientizadas e ajudam a combater a discriminação, que já é crime no país desde 2019.
Com a entrada da cantora Linn da Quebrada no Big Brother Brasil neste ano, a discussão ganhou ainda mais notoriedade com um espaço importantíssimo no programa de TV mais assistido do país. Já nos primeiros dias, a transfobia entrou em pauta diversas vezes e deve promover ainda mais discussões. A participação da cantora no programa tem sido vista de forma socialmente importante para a conscientização em massa quanto ao que é transfobia e como combatê-la em nossa comunidade.
Leia mais:
Xi Jinping dá pedaço da Lua a Lula em jantar no Itamaraty
Carlo Acutis, o primeiro santo influencer, será canonizado em abril de 2025, anuncia papa Francisco
Papa muda regra e pede para ser enterrado em caixão simples de madeira
Moraes marca depoimento de Cid no STF após PF apontar omissões de militar
No mês da visibilidade trans, nós listamos cinco pessoas transgênero que se destacam por seus trabalhos na arte, moda, música, marketing e internet. Além de serem profissionais de destaque em seus respectivos segmentos, são grandes inspirações para a comunidade em geral. Confira!
Maite Schneider (@maiteschneideroficial)
Maite é fundadora do TransEmpregos, um projeto que vem revolucionando o acesso de pessoas transgêneros a empregos em empresas que aderem ao projeto. Maite é uma autoridade no combate a transfobia, respeitada nacional e internacionalmente.
Nick Cruz (@nickcruz)
Nick é um cantor brasileiro, transgênero, contratado da gravadora Warner e que tem desempenhado um importante papel para a comunidade na música pop. Sua carreira deve se desenvolver nos próximos meses, mas ele já chamou bastante atenção com os singles ‘’Sol no Peito’’ e ‘’Me sinto tão bem’’, que contam com letras emocionantes sobre transição e transfobia.
Mandy Candy (@mandycandy)
Amanda, ou Mandy como é conhecida, é considerada uma importante personalidade trans internacionalmente. Ela é dona de um dos maiores canais do mundo no Youtube de uma pessoa transgênero e faz sucesso com marcas e contratantes nas redes sociais. Seu diferencial são conteúdos que envolvem aceitação, autoconfiança e que inspiram toda e qualquer tipo de pessoa.
Wanda Araújo (@wanda_araujo)
Wanda é uma modelo e empresária brasileira que vive na Europa. Durante a pandemia, lançou uma série produzida por ela mesma em Paris e faz sucesso com seus conteúdos de moda no Instagram. Wanda usa sua voz para destacar a realidade de pessoas Trans e não poupa críticas ao atual governo brasileiro - aliás, um dos motivos que lhe mantém vivendo na França. Se você quer dicas de Paris, precisa segui-la.
Valentina Saluz (@Valentinasaluz)
Valentina Saluz é diretora da Nexxt PR e trabalha com relações públicas para artistas como Austin Mahone, Maite Perroni, Kat Graham, Leo Picon e Guilherme Hamacek. Ela já foi considerada a profissional trans mais bem paga da Europa. Em 2021, abriu sua intimidade para o programa ‘’Profissão Repórter’’ da Globo, para mostrar sua transição e falar sobre sua história, inspirando milhares de pessoas.