As varizes provocam sensação de cansaço, dores e até feridas nas pernas. Os incômodos e riscos à saúde variam de acordo com o estágio da doença, alerta o médico cirurgião vascular, Rogério Nabeshima, de Apucarana.
“Cada pessoa apresenta seu próprio histórico, mas a insuficiência venosa crônica (IVC) apresenta algumas características em comum de acordo com o seu estágio ou grau. Quanto mais avançada a doença, mais dores e incômodos o paciente irá sentir”, comenta o especialista em saúde vascular.
De acordo com o médico, as varizes apresentam seis graus diferentes e cada estágio exige uma abordagem médica. “Por isso, sempre indicamos que as varizes sejam tratadas logo no início, porque a intervenção precoce tende a ser menos invasiva. Quanto mais avançado o quadro, maior será a chance de precisar de uma cirurgia”, avalia.
Leia mais:
PF fará reconstituição das explosões na praça dos Três Poderes e Câmara dos Deputados
PEC 6x1 ainda não foi debatida no núcleo do governo, afirma ministro
PEC que propõe fim da escala de trabalho 6x1 alcança número necessário de assinaturas, diz Hilton
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
Rogério Nabeshima observa ainda que a qualidade de
vida do paciente também fica comprometida nesse período. “Varizes não
comprometem só a estética das pernas, mas a mobilidade. Em alguns estágios, o
paciente tem dificuldade de andar por causa de dores intensas nas pernas”,
ressalta.
A indicação, segundo o médico, é procurar ajuda médica assim
que perceber os primeiros sintomas, principalmente se tiver histórico familiar.
“O tratamento precoce é sempre o melhor, por ser menos invasivo e garantir a
qualidade de vida do paciente”, afirma.
Confira abaixo os diferentes graus das varizes!
Grau 1
Presença de telangiectasias (vasinhos) e veias reticulares (pequenas veias visíveis com calibre menor que 3 mm). Podem surgir alguns sintomas como sensação de cansaço ou de peso nas pernas.
Grau 2
Surgimento de veias dilatadas e tortuosas na pele com espessura maior a 3 mm. Os sintomas descritos no grau 1 passam a ser mais acentuados.
Grau 3
Além de vasinhos e varizes, nesse estágio as pernas costumam ficar inchadas. Os sintomas são mais severos e, não raro, o paciente precisa interromper algumas atividades para descansar as pernas e reduzir a dor.
Grau 4
Soma-se aos vasinhos, varizes e inchaço (ou edema), manchas acastanhadas e a pele fica endurecida, perde elasticidade e os sintomas se agravam ainda mais.
Grau 5
Nesse estágio, o paciente apresenta todos os sintomas acima e sinais de ferida na perna (úlcera).
Grau 6
É o último grau das varizes e o mais grave, a ferida já está aberta. Demora para cicatrizar e, na maioria das vezes, se localiza na face interna do tornozelo.