Em tempos de saltos tecnológicos e relações virtuais, a inteligência emocional tem sido amplamente discutida em cenários de convívio social como escolas, cursos, faculdade e trabalho.
Inteligência emocional foi um dos assuntos mais pesquisados pelos brasileiros nos últimos 12 meses, com crescimento de 88%, segundo Google Trends e isso acontece, porque tais habilidades não são técnicas, são comportamentais e é isso que as empresas buscam.
Existem alguns gatilhos emocionais que precisam ser observados se você deseja crescer na carreira. A coach nas áreas de liderança, gestão e desenvolvimento pessoal e profissional, Lilian Carmo, disponibilizou algumas dicas que podem ajudar no equilíbrio emocional, confira:
1. Conheça as suas emoções
Entenda qual emoção move suas ações, ou seja, qual energia vibracional move seu acordar, sua tomada de decisão, suas relações interpessoais e até mesmo o alcance das suas metas. Ao identificar os seus sentimentos e associá-los às suas ações e resultados, é possível entender o próprio padrão de comportamento e ajustá-lo conscientemente a fim de conquistar mais qualidade de vida, melhores relações interpessoais e, consequentemente, resultados mais assertivos na carreira e nos negócios.
2. Use as emoções a seu favor
Após entender quais fazem parte do seu dia a dia e quais te levam a agir, bem como quais resultados obtém quando usa cada uma, você poderá canalizá-las para melhorar resultados.
Em um momento de ansiedade e stress no trabalho, busque encontrar as melhores ações no presente e foque no agora. Planeje o seu dia com um pequeno olhar para o futuro, com o intuito de adequar rota. Parar de sofrer pelo futuro e olhar para o presente com ações planejadas já proporcionam a redução da ansiedade. É aqui que muitos executivos têm buscado formação em mindfulness, ferramenta que ensina a se conectar com o agora.
3. Busque se auto motivar
O motor propulsor do seu desenvolvimento precisa estar atrelado ao seu propósito de vida, em outras palavras, à sua razão de ser e existir. Descubra o que verdadeiramente te faz acordar feliz e invista nas tarefas que te aproximam deste propósito. Quando você entende que pode fazer a diferença em qualquer atividade que realiza, passa a tornar a concorrência irrelevante. Porém, isso só é possível se você buscar "mover-se para a ação" diariamente. Neste caso, o melhor combustível é executar as tarefas com amor e atenção aos detalhes, destacando sua excelência e garantindo empregabilidade mesmo em tempos de crise.
4. Desenvolva a empatia
Aprender a se colocar no lugar do outro, entendendo como este "outro" pensa e sente, é uma importante ferramenta para quem lidera e influencia equipes. Isso diferencia líderes de chefes, afinal, enquanto chefes se preocupam apenas com tarefas e metas, os líderes inspiram e engajam pessoas a alcançarem desafios maiores.
Esse último tipo, o líder, usa as emoções a seu favor, incentiva as pessoas a atingirem indicadores e metas audaciosas, felizes e motivadas a dar o melhor de si em prol de todos. Um colaborador engajado, quando entende que é um importante agente de mudança e transformação, faz não apenas por ele mesmo, como também pelo time e pela empresa.
5. Conecte-se com outras pessoas
Sozinho você pode até ir mais rápido, porém, não irá longe. Um profissional de referência é aquele que faz junto, que cresce e contribui com os outros, para que estes também cresçam. O sucesso na carreira e nos negócios exige, cada vez mais, estar envolvido e conectado com outras pessoas, a fim de alcançar resultados e metas tanto profissionais quanto pessoais. Se você quer crescer na carreira, terá de aprender a se conectar e extrair o melhor de si mesmo e dos outros.