Notícias

Eletroestimulação: entenda a tecnologia que promete ajudar na hipertrofia

25 fev 2022 às 16:23

Quem faz academia sabe bem que ficar com um corpo definido não é tarefa fácil, muito menos rápida. É necessário um longo tempo de dedicação e disciplina, treinando de quatro a cinco vezes por semana e seguindo uma dieta rigorosa. É claro que nem todos dispõem desse tempo para investir em atividades físicas, além de que muitos podem não ter a paciência necessária para começar a obter resultados a longo prazo. Contudo, graças aos avanços da tecnologia e dos procedimentos estéticos, hoje já existe uma alternativa para acelerar o processo: a eletroestimulação.


O procedimento, também chamado de Emsculpt, utiliza um equipamento que estimula a contração muscular, através de ondas eletromagnéticas. A pessoa não fica livre dos exercícios físicos, precisando vestir uma roupa especial ligada à máquina para receber os impulsos. A diferença é que serão atividades simples e em uma carga muito menor, podendo trabalhar com até 300 músculos em apenas 20 minutos de sessão. A estimativa é que, em menos de meia hora, o equipamento produza em média 20 mil contrações musculares de alta potência.


De acordo com especialistas, o Emsculpt é indicado para pessoas que já fazem academia e têm uma vida fisicamente ativa, pois, ao contrário do que pode parecer, o equipamento não é responsável por produzir massa muscular ou estimular o emagrecimento. A eletroestimulação é um tratamento que visa melhorar a tônus muscular e a definição corporal, dois fatores que algumas pessoas podem sentir dificuldades para alcançar mesmo quando treinam regularmente.


Sendo assim, o tratamento não elimina a necessidade de manter os hábitos saudáveis, como a rotina de atividades físicas e uma dieta equilibrada, apenas auxilia para se obter resultados mais rápidos e também diminui a carga semanal de exercícios. Já na primeira sessão é possível perceber uma melhora na definição dos músculos, mas é necessário continuar realizando o procedimento por algumas semanas para começar a notar melhora no contorno corporal.


Além de ser útil para aqueles que não têm tanto tempo para ir à academia, esse tipo de tratamento também alavanca outros mercados e abre oportunidades em diversas áreas, como para profissionais formados no curso de tecnologia. Esses equipamentos precisam de manutenção regular, além de aprimoramentos, então certamente esse é o tipo de tratamento que continuará evoluindo e será ainda mais eficaz em um futuro nem tão distante.

Continue lendo