O Dia da Saúde e Nutrição é comemorado em 31 de março de acordo com o calendário oficial do Ministério da Saúde. O objetivo da data é conscientizar a população sobre os impactos e influência que a alimentação exerce em nossa saúde. Apesar do dia específico, falar sobre a saúde e cuidar dela é algo que deve ser feito todos os dias.
Uma das principais maneiras de se cuidar da saúde é através da nutrição, processo em que os organismos utilizam os alimentos ingeridos para assimilar nutrientes e fazer com que as funções vitais aconteçam de maneira saudável. A coordenadora do curso de Nutrição da Unopar Piza, Eliane Cristina Campos, dá algumas dicas nesse sentido:
O que é ser saudável?
Comer pouco não significa comer saudável. Magreza também não é sinônimo de saúde. A alimentação é um ponto importante, mas ter saúde significa ter bem-estar mental, físico e social.
Leia mais:
Xi Jinping dá pedaço da Lua a Lula em jantar no Itamaraty
Carlo Acutis, o primeiro santo influencer, será canonizado em abril de 2025, anuncia papa Francisco
Papa muda regra e pede para ser enterrado em caixão simples de madeira
Moraes marca depoimento de Cid no STF após PF apontar omissões de militar
Dietas
É comum a alimentação saudável e a nutrição serem associadas a dietas malucas e restrições alimentares que nem sempre fazem bem. Isso acontece porque a população sempre buscou algo extremo quando se trata de alimentação e padrões de beleza. Muitas pessoas querem perder peso rápido ou atingir objetivos físicos que nem sempre condizem com a saúde geral do corpo, pois restrições desnecessárias podem cortar elementos importantes para a nossa saúde.
O ideal, quando se pensa em regime, é manter o equilíbrio: não exagerar na quantidade de comida e nem nas restrições. Se sentir a necessidade de emagrecer, o ideal é uma reeducação alimentar, e o acompanhamento profissional é imprescindível, pois um nutricionista ou profissional de saúde da área saberá o que te fará bem.
A busca pela saúde através da alimentação
Profissionais de saúde são aliados na hora de buscar uma vida mais saudável. É importante ter o acompanhamento de um nutricionista, um educador físico e um médico, por exemplo, para conquistar esse objetivo. Comer de forma correta e trabalhar o sistema digestivo com alimentos adequados e saudáveis, são duas das principais formas de se viver bem através da alimentação. Vale lembrar que cada corpo tem uma necessidade específica, por isso é importante não seguir dietas da moda. Afinal, o que vale para um, pode não ser saudável para o outro. Outro ponto: a reeducação alimentar que visa um hábito alimentar saudável não deve ser sofrido. Não podemos ter uma relação negativa com a alimentação.
"Em suma: se consultar com um profissional de saúde na área da nutrição, planejar suas refeições e manter atitudes positivas em relação à alimentação são as principais dicas para se alcançar uma vida mais saudável. São atitudes que devem ser empregadas em nossa rotina não apenas no Mês da Saúde e da Nutrição, mas no ano todo”, finaliza a coordenadora do curso de Nutrição da Unopar Piza, profª Eliane Cristina Campos.
SERVIÇO - Atendimento nutricional gratuito
A Unopar Piza dispõe da Clínica-Escola de Nutrição, que oferece atendimento nutricional gratuito à população de Londrina e região. O atendimento contempla toda a área nutricional e é feito pelos alunos do curso de Nutrição com supervisão dos professores.
Os serviços disponíveis são: avaliação antropométrica, aplicação de anamnese e inquéritos nutricionais para conhecer histórico do paciente, entrega de plano alimentar individualizado e acompanhamento mensal dos pacientes.
Para agendar um horário é só entrar em contato pelo telefone (43) 3371-7775. A Clínica atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.