Muitas pessoas já vivenciaram e lutaram contra a retenção de líquidos. É muito fácil perceber esse acúmulo por meio do inchaço em algumas partes do corpo, sendo mais frequente de acontecer no rosto, região abdominal, pernas, braços e costas.
Geralmente, não apresenta riscos e, em relação às mulheres, é mais comum acontecer durante a gestação ou período menstrual. No entanto, é algo que gera grande desconforto na vida das mulheres.
Para identificar o problema de retenção é simples. Você vai perceber marcas de meias e/ou sapatos na pele no fim do dia, aumento de peso não relacionado ao aumento na ingestão calórica e/ou à redução de atividade física e inchaço em várias partes do corpo.
A fim de combater essas situações tão desconfortáveis, os chás diuréticos podem ser utilizados para dar uma forcinha especial.
Confira a lista dos aliados contra a retenção de liquido:
1.Chá de hibisco
Queridinho de todos, o chá de hibisco é fácil de fazer e possui um sabor sutil, levemente amargo. Com a sua cor de rubi, a planta possui uma substância antioxidante, o flavonoide quercitina, que ajuda na diminuição do inchaço.
2.Chá de Cavalinha
Um estudo publicado pela Thi qar University, do Iraque, mostra que essa planta natural pode ser compara com o do remédio hidroclorotiazida, que é um diurético produzido em laboratório.
Uma receita muito comum é fazer a mistura do chá de hibisco com cavalinha, proporcionando um sabor levemente adocicado.
3.Chá Verde
Rico em cafeína, há quem o substitua pelo tradicional cafezinho durante o dia. O que poucos sabem é que esse chá de origem oriental pode aumentar a produção de urina e ajudar a eliminar o excesso de líquidos acumulados no organismo.
4.Chá de gengibre
Com ação termogênica, este chá é muito utilizado como um pré-treino, mas também possui ação antioxidante, anti-inflamatória e digestiva, o que diminui os efeitos da retenção de líquidos.
5.Chá de salsinha
O tão famoso cheiro verde que serve para temperar as comidas, auxilia também na digestão e diminui os índices de ácido úrico. Além disso, sua ação diurética é quase instantânea, uma vez que estimula os rins na liberação de excesso de líquidos do corpo e previne a retenção.
É importante ressaltar que antes de consumir os chás diuréticos é preciso conversar com seu médico.
*Sob supervisão de Fernanda Circhia