Notícias

Cardiologistas apontam riscos do descuido com a hipertensão arterial

28 abr 2021 às 17:09

A hipertensão arterial, chamada popularmente de pressão alta, é crônica e não transmissível. Ela é definida por níveis de pressão acima de 140/90 mmHg de forma persistente, ou seja, quando é medida com esses índices por mais de duas ocasiões.


A cardiologista do Hospital Cardiológico Costantini, Dra. Fernanda Raquel Tavares, explica que, a longo prazo, a hipertensão faz uma inflamação no vaso, que causa uma rigidez, e, consequentemente, ajuda a formar placas, aumentando o risco de infarto e AVC. Estas lesões também podem atingir os rins, o encéfalo e o coração.


Segundo a especialista, é importante que se tenha um diagnóstico precoce e que o cardiologista trabalhe com medidas de profilaxia. "A hipertensão não tem cura, então, quanto antes conseguirmos diagnosticar e iniciar o tratamento, menor é a chance de progressão para eventos cardiovasculares graves. Além disso, é necessário combater o sedentarismo e a obesidade e diminuir a ingestão de sódio, que são fatores de risco para a hipertensão”.


Durante a pandemia, o hospital constatou que o número de consultas para o acompanhamento da hipertensão arterial caiu, o que ligou um sinal de alerta em toda a equipe médica. "Muitas pessoas deixaram de fazer suas visitas de rotina, além de aumento do nível de sedentarismo e ganho de peso. Tudo isso eleva os níveis de pressão dos pacientes. Isso se torna, inclusive, um fator de risco para a própria Covid-19. É importante que a pessoa saiba que a chance de contrair o coronavírus no consultório, que é um ambiente extremamente controlado, é muito pequena”, explica Tavares.


Para falar mais sobre a hipertensão arterial, seus fatores de risco e a importância da atividade física para controlar a doença, o Hospital Cardiológico Costantini promove, em parceria com a Academia do Coração, o seminário científico Exercício Físico e Hipertensão Arterial. O evento acontece de maneira on-line e gratuita, por meio da plataforma icostantini.com.br, no dia 29 (quinta-feira), das 19h às 21h.


SERVIÇO:
Seminário Científico Academia do Coração - gratuito e on-line


Tema: Exercício Físico e Hipertensão Arterial
Data: 29/04/2021 (quinta-feira);
Horário: 19h às 21h
Inscrições e transmissão gratuitas pelo site: icostantini.com.br
PROGRAMAÇÃO:

18h55-19h – Abertura – Dr. Rafael Michel de Macedo (Hospital Cardiológico Costantini);
19h-19h20 – Prevenção primária e secundária da Hipertensão Arterial Sistêmica – Dr. Fernando Willington (Médico do Esporte do Hospital Cardiológico Costantini);
19h20-19h40 – A importância do exercício aeróbio no tratamento da Hipertensão Arterial – Fst. Dr. Rafael Michel de Macedo (Hospital Cardiológico Costantini);
19h40-20h – Treinamento resistido para o paciente hipertenso: como devo prescrever? – Fst. Dr. Francisco Thiago de Oliveira (Fisioterapeuta da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública);
20h-21h – Discussão – Coordenador: Fst. Dr. Rafael Michel de Macedo | Dr. Fernando Willington, Fst. Dr. Francisco Thiago de Oliveira e Adriana Angela Chastalo (Nutricionista do Hospital Cardiológico Costantini).


Continue lendo