Nas ruas há poesia, há som, há imagens potentes e inspiradoras, há discursos relevantes e há inovação. O Sesi Cultura Paraná sabe bem disso e, há quatro anos, promove uma ação que dá visibilidade à produção artística das ruas, trazendo pra dentro dos muros e paredes do Centro Cultural SESI/AML diversas expressões artísticas. Entre os dias 3 e 6 de abril, a Semana de Arte Urbana de Londrina chega em sua quinta edição prometendo conquistar o público com exposições, performances, improviso, feira e shows, no Centro Cultural Sesi/AML.
A Semana de Arte Urbana de Londrina mais uma vez volta o seu olhar para os processos múltiplos de produção artística, dando visibilidade a diálogos invisíveis, a encontros visíveis, a lugares de escuta e de reconhecimento da alteridade. A ação, de iniciativa do Sesi Cultura Paraná, desde 2014 tem contribuído para que a criação e a fruição da arte não sejam uma via privilegiada de mão única, mas que sejam voltadas e favoráveis a todos.
A quinta edição do projeto chama a atenção por colocar em diálogo a arte exposta dentro das paredes do Centro Cultural Sesi/AML com o espaço aberto e de passagem das ruas. "Temos um mural que compõe a exposição que pode ser visto de fora pra dentro através dos vidros", conta Laura Vicente, Gestora do Centro Cultural Sesi Londrina.
Para colocar em prática a sua intenção, um dos artistas convidados para a edição 2019 da Semana de Arte Urbana é Silfarlem Junior de Oliveira, de Vitória – Espírito Santo. Doutorando em Artes Visuais e pesquisador das proposições artísticas contemporâneas, ele fará a abertura da programação na quarta-feira do dia 3 de abril com uma exposição coletiva seguida de performance com participação dos artistas: Alexandre Makiolke, Camila Melara, Carolina Moraes (Ourinhos-SP), Coletivo Caroço (LND-POA), Edson Vieira, Elke Coelho, Gabriel Bonfim, Karina Rampazzo, Maikon Nery, Pablo Blanco, Priscila Johnson, Silfarlem Oliveira (Vitória-ES) e Thais Arcangelo - Curadoria Carolina Sanches.
Na quinta-feira do dia 4 de abril, João de Carvalho comanda um momento de discotecagem urbana a partir das 19h. O som será acompanhado do que o artista chama de poesia forjada no ritmo das ruas e de performance sonora, "falação", de Silfarlem de Oliveira.
Uma Feira de Impressos com artistas locais, visuais e gráficos também fará parte da programação. Nela, o público poderá comprar as produções expostas direto dos artistas para usar na decoração de casa. Estarão disponíveis cartazes, lambe-lambes, adesivos, zines, publicações, gravuras, entre outras técnicas. Também haverá espaço para as artes cênicas com a Cia Hemostasia. O grupo vai apresentar a sua pesquisa a partir de experiências oníricas e de conceitos como TAZ e o chamado Terrorismo Poético – ambos do autor Hakim Bey.
Para fechar com chave de ouro, a Semana de Arte Urbana apresenta show com The Weird Family. Toda a programação é gratuita e de indicação livre. Para agendar grupos de visitações na exposição que fica até 30 de maio, basta entrar em contato via e-mail sesiculturalondrina@sistemafiep.org.br.
Programação:
• Abertura da exposição coletiva:
Plano de Fuga e performance Dos Vadios Vagos, com Silfarlem Oliveira.
03 de abril | às 19h | livre
A exposição coletiva Plano de Fuga visa trazer à tona as manifestações, invenções e intervenções que ao serem analisadas coletivamente e em sua totalidade podem apontar para um possível plano de fuga.
• "Falação" + videotecagem
com Silfarlem Oliveira e Videotecagem urbana com João de Carvalho
04 de abril | às 19h | livre
- Silfarlem, artista de Vitoria (ES), é Doutorando em Artes Visuais - Linha Processos Artísticos Contemporanêos - PPGAV-UDESC. Sua pesquisa reflete sobre proposições artísticas contemporâneas vinculadas à noção de experimentação e participação.
- Videotecagem urbana com João de Carvalho: A Videotecagem Urbana, que se integra à 5ª Semana de Arte Urbana do SESI, vem nos proporcionar algumas horas de sons e imagens para que possamos imergir na mais pura poesia forjada no ritmo das ruas.
• Performances e improviso: Cia Hemostasia e Improvisório VI
5 de abril | às 19h | livre
- Cia Hemostasia aborda a pesquisa que envolve a construção cênica a partir das experiências oníricas dos performers em confluência com os conceitos de TAZ e Terrorismo Poético, ambos do autor Hakim Bey.
- O improvisório VI busca a construção de uma identidade sonora coletiva por meio da minúcia na interação, mas mirando também a descontrução de dogmas musicais. A experiência do grupo traz a possibilidade de explorar os sentidos em uma apresentação que nunca mais se repetirá da mesma maneira.
• Feira de Impressos e Show com The Weird Family
06 de abril | às 19h | livre
- A Feira de Impressos reúne artistas locais, visuais e gráficos, que produzem em diversos meios e técnicas: cartaz, lambe-lambe, adesivo, zine, publicação, gravura etc. O objetivo da feira é apresentar e comercializar os trabalhos dos artistas locais, fortalecendo as trocas entre o público e entre os próprios expositores.
- The Weird Family é formada por Suy Correa no violão, banjo e vocal e Mariana Franco no baixo acústico e backing vocals. Reunindo seus objetivos com absoluta competência, a versatilidade da banda, que transita entre o blue grass, folk music, rockabilly e o pop, é o ingrediente essencial para formar a estranheza característica da The Weird Family, que escolheu a rua como sala de estar.
Datas: 3 a 6 de abril
Classificação: livre
Valor: gratuito
Local: Centro Cultural Sesi/AML
Endereço: Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130 – Centro
Observação: espaço sujeito a lotação
Mais informações: