No dia 12 de fevereiro de 1868, há 163 anos, foi registrada a primeira aparição da santa católica Nossa Senhora de Lourdes, para três garotas que buscavam lenha na mata que ficava perto da vila de Lourdes, região francesa dos Altos Pirineus.
A mais velha do grupo, Bernadete, ouviu o chamado carinhoso da santa de dentro de uma gruta e a seguiu. Foi lá, então, que encontrou a senhora vestida de branco, com uma faixa azul na cintura e um rosário de contas de pérolas em sua mão. Essa primeira aparição foi seguida de outras 17.
Depois de sua primeira aparição, religiosos passaram a frequentar a gruta na esperança de encontrar a santa e poder rezar com ela, mas só as crianças a viam, o que gerou muita desconfiança e dúvida na população. Bernadete, inclusive, sofreu agressões e zombarias feitas pelo povo.
Leia mais:
Vini posa com camisa de torcida LGBT do Bahia no Barradão do rival Vitória
Saiba mais sobre a Bola de Neve, igreja fundada pelo apóstolo Rina, que morreu neste domingo
Insulto de Janja contra Musk vira munição para bolsonarismo e dor de cabeça para diplomatas no G20
PF fará reconstituição das explosões na praça dos Três Poderes e Câmara dos Deputados
O governo francês se envolveu na polêmica e interditou a gruta por um determinado tempo. Bernadete, porém insistia que a santa havia pedido que se construísse uma capela no local das aparições. Nossa Senhora de Lourdes, inclusive, solicitou que a jovem cavasse um buraco com as próprias mãos e bebesse a água da nascente que encontrou lá.
Como a notícia se espalhou, essa água foi administrada em pacientes de todos os tipos e curas milagrosas foram atribuídas ao fato, em casos inexplicáveis. A partir daí, Nossa Senhora de Lourdes ficou conhecida como padroeira dos enfermos.
Maria revelou muitas coisas a Bernadete em suas aparições, mas, sobretudo, propôs a ela e ao mundo o "Céu e a santidade”, como únicos objetivos da vida terrena, como também a penitência, para eliminar o pecado do mundo.
Oração Nossa Senhora de Lourdes
"Ó Virgem puríssima, Nossa Senhora de Lourdes, que vos dignastes aparecer a Bernadete, no lugar solitário de uma gruta, para nos lembrar que é no sossego e recolhimento que Deus nos fala e nós falamos com Ele, ajudai-nos a encontrar o sossego e a paz da alma que nos ajudem a conservar-nos sempre unidos em Deus. Nossa Senhora da Gruta de Lourdes, dai-me a graça que vos peço e tanto preciso (pedir a graça). Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós. Amém".