Todo mundo que tem uma tatuagem espera que ela fique bonita para sempre, pelo menos essa é a ideia quando se faz uma - manter os traços nítidos e as cores vibrantes. No entanto, para uma maior longevidade da sua tatuagem é preciso se atentar a alguns cuidados.
Segundo Renato Ostrowski, tatuador adepto ao mini realismo e sócio do Unna Studio, o desbotamento da tatuagem depende de diversos fatores, que vão desde a qualidade dos materiais que o profissional usa até os cuidados que os clientes têm no dia a dia.
“As tatuagens são feitas diretamente na segunda camada de pele - chamada derme, e essa camada não se renova. Então quando sua pele estiver ressecada a tatuagem ficará mais opaca. Por isso, o processo de tatuagem deve ser pensado justamente ao longo prazo, na técnica que se usa, nos materiais, e na qualidade do trabalho oferecido”, resume. Ostrowski ainda explica que lugares muitos expostos, como mãos e antebraços devem ter muito mais zelo.
Leia mais:
Veja quem tem direito ao 13º proporcional e como calcular o valor
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é neste sábado
MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF
Vila Cultural de Londrina promove oficina de confecção de bonecas pretas
Para que sua tatuagem fique bonita a longo prazo, o especialista em mini realismo elencou algumas dicas. Veja!
Hidratação indeterminada
Para que o desenho fique bonito por muito mais tempo, os cuidados devem ser constantes. Ostrowski aconselha o uso diário de protetor solar após a cicatrização e hidratação da pele .Além disso, deve-se evitar águas de piscina ou de praia no processo de cicatrização da tattoo, o risco de infectar é considerável.
Limpeza
A região da pele tatuada deve ser lavada duas a três vezes nos primeiros dias. Esse processo de higienização é muito importante, pois também garante uma cicatrização mais adequada.
Durante o banho, evite água em temperatura muito quente, isso porque a água corrente abre os poros e deixa a pele mais propensa a irritação. Além disso, pode fazer sua tatuagem desbotar mais rápido.
Evite sol sem protetor
A exposição da pele recém tatuada ao sol pode causar alguns problemas na estética, como manchas, desbotamento e até alteração da cor nos desenhos realizados, por isso Ostrowski aconselha pelo menos um mês evitando exposição direta ao sol. “Só deve usar o protetor após a cicatrização, por isso o ideal é aguardar um mês”.
Não coce no período de cicatrização
Quando a tatuagem está no processo de cicatrização ela tende a coçar muito e formar algumas casquinhas, e embora mude de pessoa pra pessoa, a recomendação é sempre a mesma: evite mexer. O profissional adepto ao mini realismo explica que coçar ou arrancar as casquinhas que são formadas podem deixar a tatuagem com os traços deformados, influenciando diretamente na estética da tattoo.
Alimentação
É difícil não comer o que gostamos, mas nesse período de cicatrização é fundamental evitar alimentos mais remosos. O ideal é comer alimentos mais cicatrizantes. “Esse processo dura em torno de 30 dias, então super vale a pena ter uma rotina mais saudável para sua tatto ficar bonita por muito mais tempo”, conta.
Tatuagens coloridas e pretas requer os mesmos cuidados
Segundo o profissional, os cuidados são os mesmos. A tatuagem, seja ela preta ou colorida, é um como se fosse um machucado na pele, então o processo de cicatrização segue o mesmo padrão: pele hidratada, higienização, comidas menos gordurosas e nada de sol no primeiro mês.
“Esses cuidados manterão a tatuagem com mais vitalidade a longo prazo. Mas tente manter o contato com seu tatuador, e em caso de dúvidas, o acione”, conclui Ostrowski do Unna Studio.