Ele surgiu há tanto tempo que sua origem como roupa para trabalho pesado, usada já nos idos de 1850, na Califórnia, já foi completamente esquecida. Agora o jeans é objeto de luxo e de desejo. Uma peça que reina absoluta nas coleções de inverno e verão e serve tanto para o dia como para a noite. Democrático, ele surge para a nova temporada em versão surrada, lembrando os anos 80, mas o que difere a forma é a tecnologia. As peças aparecem com design exclusivo, tecnologia de ponta e a principal característica que a moda - e as pessoas - pedem: o conforto.
Um exemplo são os novos modelos de jeans premium lançados este ano por Renato Kherlakian (ex-Zoomp). Algumas calças são completamente forradas por dentro, além de modelos de alfaiataria que valorizam a silhueta feminina. ''As clientes nunca deixam de procurar os jeans, mas agora querem as peças diferentes, com conforto e design'', conta a empresária Andrea El Omeiri, da Bazaar, butique que vende as peças de jeans premium de Kherlakian com exclusividade em Curitiba.
Peças de luxo, como jeans da John John, também são encontradas por lá em escolhas que rendem produções descoladas. A administradora Fernanda Franzolin, cliente assídua da loja e apaixonada por jeans, escolheu algumas peças que ficam bacanas para a noite e para o dia, por exemplo. ''Eu adoro o jeans e uso o tempo inteiro. Principalmente para sair à noite'', diz a garota, que não dispensa o salto alto para completar a produção casual.
As jaquetas e as peças ''boyfriends'' ainda estão em alta numa temporada que valoriza os surrados e gastos. A contrapartida é usá-los com complementos e acessórios ainda mais femininos. Para demonstrar personalidade e ousadia, aliás, o jeans é quase unanimidade. Seja em território nacional ou fora dele. O que importa é sentir-se bem e usar a peça como aliada.