Ela surgiu no Egito Antigo, teve seu auge na Roma Antiga e fez muito sucesso durante os anos 1920 e 1950. A moda do plissado tem história e já registrou sua presença marcante em vários momentos do passado. Afinal, quem não se lembra do vestido branco, plissado e esvoaçante usado por Marilyn Monroe no filme O pecado mora ao lado?
Agora, o modelo está de volta e mais fashion do que nunca! Esse ícone de sensualidade e elegância ressurgiu nas passarelas dos últimos desfiles internacionais e nacionais, provando ser a forte tendência da temporada. "As peças atuais são confeccionadas em tecidos leves e fluidos e têm a cara do verão", conta Elizangela Gomes, consultora de estilo e professora da Escola de Moda Sigbol.
Acerte na escolha
O plissado aparece em várias opções de modelagem, para atender a todos os gostos. "Há pregas fininhas, com cerca de 1 centímetro, e largas, de 3 a 5 centímetros, assim como as duplas, que imitam as pregas-macho", conta Elizangela. E como o modelo é democrático, pode ser usado por todas as mulheres: "Suas linhas verticais alongam e afinam a silhueta".
Mas é preciso ter cuidado na escolha do tecido, para não dar muito volume à peça. A consultora aconselha o uso de fibras sintéticas, bem como de cetim, tafetá, musseline, crepe, organza e voile. Se você quer apostar nessa moda, mas sem exagerar nas compras, invista na peça certa. "A saia com comprimento acima do joelho é uma peça versátil, que combina com todos os estilos e formatos de corpo", ensina Elizangela. Porém, o plissado fica lindo também em vestidos, camisas e batas.
Crie lindas combinações
As peças plissadas podem ser usadas tanto em produções formais – vestidos e saias de festa – quanto em looks descontraídos. "Para um estilo casual, use a saia plissada com uma blusa cachê-coeur ou combine-a com uma camisa de mangas curtas em voile de algodão. Se preferir, aposte na bata plissada com um jeans escuro justinho", ensina a consultora.
Valorize suas formas
Para ficar bem com peças plissadas, é importante escolher modelos que valorizem o formato do seu corpo.
– Gordinha: aposte em peças fluidas e com pregas miúdas, que não acrescentem volume ao corpo;
– Magra: invista em peças godês com plissado fininho ou mais largo, principalmente em tecidos mais grossos e que valorizem a sua silhueta;
– Alta: use peças no comprimento midi (abaixo do joelho) e abuse dos detalhes horizontais;
– Baixa: use peças menos volumosas e na altura do joelho;
– Muito busto: aposte no detalhe apenas na saia. Evite o plissado na altura dos seios, pois este aumenta ainda mais o volume da região;
– Muito quadril: invista no vestido estilo império, com tecidos fluidos e pregas finas.
Vida longa para os seus plissados
Para seguir essa tendência da moda e fazer bonito, a limpeza e a conservação das suas roupas são fundamentais. Então, anote a dica: lave as peças com Brilhante, o detergente em pó que possui uma fórmula que não deixa resíduos e devolve o brilho ao tecido, e deixe-as novas por mais tempo. (Fonte: Portal Vital/Unilever)