Ao mesmo tempo que esteve na moda por tanto tempo, também teve a função inicial de servir como um acessório esportivo. Proteger do sol e reter o suor eram suas principais funções, principalmente no caso de esportes como o beisebol americano, que ajudaram a impulsionar o boné entre os jovens.
O nome, entretanto, tem origem na França. Há registros que apontam a origem em "bonnet", o nome de determinados profissionais. Eles usavam uma espécie de casquete feito em malha para proteger a cabeça dos raios solares e do forte calor.
Como trabalhavam em locais abertos, ele era um dos melhores amigos e muito útil para evitar queimaduras. A popularização só chegou lá pelo século 19, quando eles foram adotados pelos jogadores de beisebol em diversas partes dos Estados Unidos.
Nessa época, eles eram bem diferentes do que o modelo que identificamos hoje. O material utilizado era a palha e depois uma lã mais maleável. A relação com a moda chega mais tarde, quando começaram a incluir também outros tecidos e até mesmo estampas no processo de fabricação e confecção.
"Desde então eles deslancharam como um grande sucesso, especialmente entre o público jovem. Eles trazem um estilo de vários esportes e tribos, o que faz também com que ele seja um sucesso entre adolescentes e adultos", comenta Luiz Munhoz, diretor da Artwalk.
Modelos
1. Aba reta
Ele é um modelo reconhecido principalmente por estar na cabeça de diversas celebridades. É o caso de skatistas famosos, cantores e jogadores de futebol. Ele é usado tanto por homens quanto por mulheres. O destaque fica por conta das estampas e marcas. A dica de estilo é a forma como é usado, só na parte superior da cabeça, deixando um espaço livre.
2. Aba curva
A aba curva está presente principalmente nos bonés mais clássicos. Eles são usados no beisebol até hoje, já que oferecem a proteção aos olhos. A curva no boné é perfeita para trazer ainda mais praticidade e permitir correr em altas velocidades nos campos. Tudo isso com a praticidade ao usar e guardar. Eles são cheios de estilo e são tendência atual quando combinados no modelo trucker, dando um visual ainda mais atrativo.
3. Snapback
Uma tendência recente, o detalhe desse boné é o que faz toda a diferença. Na hora de ajustar seu tamanho, a parte de trás conta com aquela famosa parte de plástico que permite que ele se fixe perfeitamente ao tamanho da cabeça. Por isso, ele pode se adequar a qualquer pessoa. É muito usado no universo do skate, justamente por seu estilo e funcionalidade.
4. Trucker
Um dos bonés que são tendência na próxima temporada, o modelo Trucker é um dos mais falados atualmente. Ele é um clássico, mas retorna agora com uma roupagem ainda mais moderna.
Reavivado principalmente pelo estilo de algumas celebridades, como Justin Bieber, Neymar, Miley Cyrus, entre outras. Ele é característico, entretanto, do mundo do rock. A característica especial é a tela na parte de trás, perfeita para a ventilação do couro cabeludo.
5. Strapback
Diferentemente do snapback, o strapback possui outra maneira de ajustar o tamanho do boné na cabeça. Ao invés da peça de plástico, ele possui uma fivela que geralmente é feita de metal. Ela permite um ajuste ainda mais preciso do tamanho e um estilo sem igual.
O modelo tem sido tendência recente justamente pelo formato da parte frontal dele. Combinado com estampas, ele é um dos principais acessórios dos surfistas e jovens da Califórnia.