Punk, romântico, clássico ou contemporâneo, o pretinho básico foi a estrela da vez no Minas Trend Preview, evento que antecipou as tendências da moda Outono/Inverno 2010. Coordenado pelo estilista Ronaldo Fraga, o evento aconteceu entre os dias 3 e 7 de novembro, em Belo Horizonte, com desfiles individuais e coletivos e showroom que mostrou as coleções de preview de 163 expositores.
Em comum, a cartela de cores focada no preto, branco e cinza e que foi quase unanimidade. O pretinho básico - curinga do guarda-roupa feminino - ganhou rendas, brilho, bordados e drapeados e uma peça clássica para compôr os looks que voltam com força total: a jaqueta Perfecto. Mais curta do que em outras temporadas, ela pode ser usada por quem tem atitude e personalidade, sobre saias e vestidos rodados. A mistura de tecidos e a composição de estampas com parcimônia também são hits da estação. As estampas de bichos, por exemplo, aparecem discretas, em acessórios que iluminam o preto e conferem casualidade e charme.
Os vestidos aliás, podem ser curtos ou longos e apaecem em várias versões. ''Mais do que mostrar tendências, queremos mostrar que a moda mineira tem identidade e preza pela cultura do detalhe'', salienta Ronaldo Fraga. A maioria das grifes participantes do evento era mesmo mineira, mas o MTP já começa a angariar marcas de todo o País. A londrinense Zue, por exemplo foi a única paranaense a participar do showroom.
O evento mostrou um crescimento de 30% maior em volume de negócios fechados em relação ao lançamento do preview de inverno de 2009. E além de compradores nacionais, o evento também recebeu lojistas de países como Espanha, Portugal, França, Polônia, Colômbia e Republica Dominicana.
A moda também é romântica
Pode soar como saudosismo, mas o fato é que a clássica jaqueta Perfecto está em alta nessa temporada. Fabricada na década de 30, pela empresa americana Irving Schott, a jaqueta com zíper diagonal tinha, a princípio, a finalidade de proteger os motoqueiros do frio. Não demorou para virar ícone fashion e duas décadas mais tarde se transformou em verdadeiro objeto de desejo depois que o ator Marlon Brando vestiu a peça no filme ''O Selvagem'' (1953).
A cantora Madonna também imortalizou a Perfecto para as mulheres no filme ''Quem é essa garota'' (1987) e Gerge Michael utilizou o modelo em um polêmico clipe da década de 80. Moda, cinema e arte transformaram a Perfecto em algo a mais que uma simples jaqueta. É um ícone de uma geração.
Agora, as marcas voltam a apostar na Perfecto para compor um look romântico, com ares de desconstrução. Nada previsível, aliás. São usadas com vestidos leves, acessórios rendados e calças mais justas para promover um contraste no visual. O modelo da nova geração é também um curinga. Como o romantismo.