Os primeiros sinais do retorno da renda começaram a aparecer em fevereiro deste ano, no desfile da Prada, em Milão, grife que recuperou o antigo e sofisticado tecido, sempre bem-vindo na hora de escolher um vestido de festa. Desde a volta triunfal no velho continente, os looks rendados não pararam de aparecer - primeiro nas passarelas e depois nos tapetes vermelhos. As atrizes Gwyneth Paltrow, Natalie Portmann e Charlize Theron já vestiram os seus neste ano.
Das mais rígidas, como o guipure, às mais delicadas, elas foram exibidas nas passarelas do Verão 2009, em Milão, há 15 dias, e já deram seus primeiros passinhos na temporada francesa, que rola nesta semana em Paris: na criação de Karl Lagerfeld, a renda recortada faz da alça do vestido um luxo no detalhe.
Para espantar a sisudez de algumas tramas rendadas, consultores de moda aconselham misturá-las com blazers e saias de tecidos planos. Ou ainda aplicá-las como detalhes em sedas e vestidos leves, lembrando das belas e românticas rendas artesanais brasileiras, que ficam ótimas em looks de algodão.