Moda

Saiba quais são as roupas que toda mulher precisa ter no armário

25 set 2014 às 08:42

Comprar roupas novas traz uma sensação deliciosa, mas o prazer de estar bem vestida e ainda gastando pouco é ainda melhor. Com certeza o seu guarda-roupa esconde peças que vão mantê-la na moda. Para ajudar nesta missão essas dicas serão fundamentais. Nada como contar com uma personal stylist para ajudar a escolher tonalidades de tecidos que ficam melhor para cada tipo de pele, além de dicas sobre acessórios que deixam a produção ainda mais charmosa.

O velho que vira novo


É totalmente possível aproveitar peças que estão deixadas de lado e dar uma nova cara a elas. Customizar jeans, por exemplo, pode salvar aquela velha calça surrada mas que tem um caimento irresistível. Para customizar uma calça jeans, você pode cortá-la transformando em um short ou saia, pode mandar tingir de uma cor diferente, alçando o velho ao patamar de novo; ou ainda desfiar com lixa, transformando-a em uma peça superconceito no melhor estilo rock’n’roll.


Coringas


Coringas são peças das quais você nunca deve "se livrar". Caso não tenha algumas delas, aí sim vale a pena o investimento, pois transitarão ilesas por qualquer tendência mutante. Blazer preto, vestido tubinho, calça jeans, calça social de bom caimento, sapatos scarpin, cinto fino e lenços sempre – atenção, sempre – devem estar presentes no guarda-roupa. Combinadas com os acessórios certos salvam o visual para os mais variados tipos de compromissos. Veja quais são estas peças e porque elas não podem faltar no seu armário:


Calça jeans - A primeiríssima da lista é uma bela calça jeans. Opte pelas de modelos com lavagem escura e a perna reta, pois tornam o look mais arrumado. Já o modelo skinny é bastante usado por ocasiões informais.


Jeans flare - Esta calça tem muito a seu favor: destaca as curvas, emagrece, afina as pernas e, além disso, faz você parecer mais alta. Tudo isso o torna indispensável em qualquer guarda-roupa feminino. Use esse corte com sapatos altos e uma blusa lisa soltinha por dentro. Lembre-se ainda de que a tonalidade azul do jeans é uma forte aliada das cores terrosas.


Twin set - Esta peça pode ser chamada de curinga 'vezes dois'. A blusa de baixo e o casaquinho podem ser usados juntos ou separados. Já o tecido deve ser em malha ou tricô, de preferência com algum detalhe, como uma estampa.


Camisa branca - Esta é uma peça que se renova a cada temporada, seja verão ou inverno. Seja nas versões com mangas compridas, curtas, sem mangas e até regatas com botões na frente, as camisas brancas podem ser usadas durante o dia ou noite. É uma ótima escolha para ser usada sozinha, com algum blazer ou cardigan por cima ou, ainda, com um maxicolar, por exemplo.


Camisa jeans - Outro clássico do guarda-roupa feminino que nunca sai de moda. Na verdade, apenas o padrão se renova a cada temporada: a última tendência pode ser tipo lavado, desgastado, pintado ou rasgado, por exemplo. Uma camisa jeans clara com uma lavagem suave é um clássico básico para você estar sempre em sintonia com a última moda.


Vestidos - Peça superfeminina, o legal investir em um modelo arrumado, com aspecto de alfaiataria. Aposte em um tubinho preto e outro de cor lisa e vibrante. Você também pode escolher um decote mais fechado ou aberto, de acordo com seu estilo e ocasião.Quanto mais informal o evento, maior o decote que você pode usar. A exceção fica para festas de gala, onde muitas vezes o decote em si é o atrativo do vestido. Outra opção de vestido básico é o estilo florido, que ressaltará sua feminilidade.


Shorts - Foi-se o tempo em que essa peça era usada apenas para ir à praia ou passar uma tarde de domingo na piscina. Os vários modelos e cores disponíveis possibilitam usar o shortinho de dia ou à noite. Use com um moletom, uma blusa curta ou uma t-shirt.


Saia preta - Além da tradicional saia preta de alfaiataria (de comprimento médio) aposte em uma saia preta de couro sintético. Além de proporcionar uma certa elasticidade, ela faz a diferença na hora de compor o look.


Scarpin preto - Este é talvez o item mais curinga de todos, transitando perfeitamente entre usar no trabalho ou eventos festivos.


Use e abuse


Os lenços de cores fortes ou estampados caem bem e completam qualquer look, eles podem ser usados de diversas formas. Com eles, você pode libertar a criatividade: amarrados no pulso, na cintura ou no pescoço, trarão mais graça e novidade ao visual. Para escolher as estampas sem errar, vá de florais, se for mais romântica, ou de caveirinhas, se gosta de um estilo mais rock’n’roll. Cores como pink, laranja e vermelho têm agradado bastante e prometem continuar na próxima estação. Os lenços podem ser usados em todas as ocasiões e lugares, até mesmo na praia, trançado aos cabelos.


Vai investir? Pense no "prazo de validade fashion"


Gaste um pouco mais no que é básico, clássico, de cor neutra, e principalmente, que caia bem em você. Encare as peças da modinha super caras como vontade "passageira". Dá para esperar a liquidação ou se não aguentar, procure genéricos em lojas de departamentos – que estão caprichando cada vez mais. Um exemplo: o azul "bic" que está com tudo e promete arrasar no verão tem prazo de duração curto. Portanto, vale investir, mas com cautela: acessórios e algumas peças ajudam a compor um visual bacana sem falir a conta bancária.


Cores e mais cores


Para se garantir a longo prazo, invista na moda Collor Block, ou seja, bloco de cores. Para arrasar na montagem do look, escolha apenas um tom vibrante para compor o visual. Lembre-se, combinações neutras podem salvar qualquer produção.

*Por Camila Almeida, personal stylist (www.mundodacamila.fashionblog.com.br)


Continue lendo